Notícia
Arranque morno na bolsa de Lisboa. Só duas cotadas negoceiam a verde
Lisboa acompanha o sentimento dominante nas principais praças europeias, com nove cotadas no vermelho, cinco inalteradas e duas a subir.
A semana arranca na linha d'água na bolsa de Lisboa, seguindo as pisadas dos principais mercados europeus que negoceiam sem rumo definido a esta hora.
O PSI cede uns ligeiros 0,05% para os 6670,78 pontos. Das 16 cotadas no principal índice português, nove caem, duas sobem e cinco mantêm-se inalteradas.
A Galp Energia lidera a tabela, a somar 0,76%, acompanhando os preços do petróleo no mercado internacional que, depois de um tombo na semana passada, esta manhã recuperam algum terreno.
No verde, ainda que com uma subida muito curta (0,07%), está também a EDP Renováveis. Tanto a Galp como a EDPR são as empresas com maior peso na bolsa portuguesa e, por isso, apesar de serem as duas únicas a verde no arranque, a sua dimensão impede o PSI de registar uma queda mais expressiva.
A empresa que mais cai é a Greenvolt, a ceder 0,96%, no arranque da semana que marca o fim da sua OPA. Segue-se Ibersol (-0,83%), Semapa(-0,4%), BCP (-0,39%), CTT (-0,23%), REN (-0,21%), Altri (-0,19%) e Jerónimo Martins (-0,18%). A Mota-Engil é a que apresenta o recuo mais curto (-0,08%).
Corticeira Amorim, Nos, Sonae, EDP e Navigator mantinham a cotação de fecho da sessão de sexta-feira.
Notícia atualizada às 08h36