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Para aqueles que se dizem demasiado ocupados para ler um livro durante o ano “normal” de trabalho, nas férias de Verão deixa de existir essa tão famosa desculpa. Tal como é habitual, o VER sugere 10 livros, com temáticas variadas, para não deixar adormecer por completo os neurónios. Afinal, eles são sempre necessários, faça chuva ou faça sol

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TALK LIKE TED: the 9 public-speaking secrets of the world's top minds 
Carmine Gallo
O fenómeno das conferências TED transformou-se numa das fontes mais confiáveis para apresentações de excelência em praticamente qualquer que seja o tópico imaginável.

De acordo com Carmine Gallo, especialista em liderança e comunicação, em todas as suas viagens pelo mundo fora, não existe local algum onde não ouça falar das famosas apresentações TED. Traduzidas em 90 línguas e com os famosos eventos TEDX a terem lugar em 145 países, o autor afirma que, por exemplo, nos Estados Unido, os professores estão a mostrar aos seus alunos um sem número destas famosas TED Talks, que os ajudam a satisfazer novas normas educacionais, as quais colocam uma enorme ênfase na difícil arte de falar em público e nas competências inerentes ao mundo das apresentações. Depois de analisar mais de 500 das melhores Ted Talks, visualizadas mais de 20 milhões de vezes, Gallo chegou à conclusão que o cérebro humano (as mesmas também já foram objecto de estudo por parte de neurocientistas) está "programado" para adorar o estilo que caracteriza as TED.

 

Para o autor, as boas notícias é que é possível adoptar as técnicas que trouxeram aclamação mundial aos seus oradores, aumentando significativamente as possibilidades de se persuadir a audiência em causa a "incorporar" as ideias que nelas constam. Carmine Gallo identificou nove elementos comuns a todas a s TEDs, garantindo que cada uma delas está devida e cientificamente comprovada para conferir sucesso a um pitch ou apresentação, seja para uma audiência composta por uma pessoa ou por milhares.

 

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THINK LIKE A FREAK: the authors of freakonomics offer to retrain your brain 
Steven D. Levitt e Stephen J.Dubner
Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner, os autores do best-sellerFreakonomics regressam novamente com um livro que explica "como pensar como um Freak", abordando diversos problemas a partir de uma perspectiva singular e imaginativa como, aliás, é já a sua imagem de marca.

Levitt, professor de Economia na Universidade de Chicago e o jornalista Dubner, continuam, assim, a sua missão de levarem as pessoas que os lêem a pensar mediante formas inteiramente novas no que respeita, em particular, à tomada de decisão e à persuasão.

 

Seguindo o esquema dos seus dois primeiros livros, os autores oferecem conselhos para lidar tanto com "problemas corriqueiros" como com "grandes reformas globais". Muitas pessoas, argumentam, "procuram evidências que confirmem aquilo que já pensaram, em vez de novas informações que lhes proporcionariam uma visão mais robusta da realidade". Levitt e Dubner exortam a uma "abertura mental" para evidências que podem parecer óbvias, contra o que é esperado e até infantis. Para os autores, as crianças têm uma propensão muito maior, face aos adultos, para se concentrarem em problemas pequenos e solucionáveis, em vez de questões "complexas, intratáveis ou irremediáveis". Levitt e Dubner afirmam ainda que as "as temáticas mais pequenas são, por natureza, menos questionadas e investigadas (…) Ou seja, constituem "território virgem para uma verdadeira aprendizagem e inspirações inovadoras". Em nove capítulos, cada um deles correspondendo a uma história, os autores oferecem verdadeiras pérolas de aconselhamento: um deles é o de que ninguém deve ter medo de afirmar "não sei", na medida em que esta confissão é essencial para a aprendizagem. Reformular [as perguntas] é também essencial: "se colocar a questão errada, é quase certo que receberá uma resposta igualmente errada. Levitt e Dubner analisam ainda os altos e baixos dos incentivos e consideram o poder insidioso do "pensamento de rebanho". Excelentes contadores de histórias, e apesar de admitirem que os seus conselhos possam soar a senso comum, os autores citam igualmente também um conjunto variado de estudos – de psicólogos, sociólogos, educadores e cientistas – para demonstrar que o senso comum é por demais subutilizado.

 

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The Obstacle Is the Way: The Timeless Art of Turning Trials into Triumph 
Ryan Holiday 
Os fracassos e os obstáculos podem ser encarados por muita gente como problemas terríveis mas, para os melhores empreendedores, são sempre encarados como novas oportunidades. A aceitação do fracasso e, até, o seu elogio, têm estado particularmente "na moda" este ano, realidade que pode ser comprovada por uma produção acima da média de artigos e livros sobre a temática. E é exactamente para explorar o tema do "fracasso que pode ser convertido em oportunidade" que Ryan Holiday se dedicou a escrever um literalmente grande livro que tem como base a velha filosofia grega do estoicismo, utilizada por personagens tão díspares como Marco Aurélio, Thomas Eddison ou, mais recentemente, por Steve Jobs. A filosofia do estoicismo sempre foi seguida ao longo de toda a história por imperadores, escravos, soldados, artistas e, ultimamente, por empreendedores, simplesmente porque funciona, como garante o autor. A filosofia em causa oferece as ferramentas, a disciplina e as atitudes necessárias para preparar o leitor a transformar o negativo em positivo.

 
 
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