Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tecnológicas dominaram na batalha da internacionalização

Após a procura de casos de sucesso na implantação de negócios portugueses no estrangeiro, seguem-se no 2.º semestre as vendas directas para o exterior.

17 de Julho de 2012 às 11:00
  • ...
A 2.ª edição dos prémios internacionalização, organizados pelo BES e pelo Negócios, foram dominadas por empresas de base tecnológica que arrecadaram três do seis prémios em disputa. As outras premiadas foram duas empresas da construção civil e uma corticeira.

No segundo semestre, começa a competição para as empresas exportadoras, de que se conhecerão os projectos vencedores no fim do ano. Até lá, e a partir do início de Setembro, o Negócios dá a conhecer algumas das empresas que mais se destacaram nos negócios com o exterior.


A concurso vão estar sete prémios, dois deles para PME que distingam a melhor exportadora de bens transaccionáveis e a melhor exportadora de serviços. Para as grandes empresas há mais dois prémios, um para a que mais se distingiu na área dos transaccionáveis e outro nos serviços. Noutra vertente, há um galardão para o caso em que a criação de emprego e o fomento das exportações estiveram correlacionados de forma mais positiva.

De entre os novos casos que estão a despontar, o júri formado pelo economista Alberto Gonçalves, o embaixador brasileiro Mário Vilalva, e o director-geral da Autoeuropa, António Melo Pires, vão escolher o Prémio Exportadora Revelação – para a empresa que, em 2011, teve o maior impulso no montante global das suas exportações. Por fim, há ainda o prémio para a Câmara de Comércio que, no ano passado, contribuiu mais para a dinamização do comércio bilateral entre Portugal e o país que representa.

No conjunto de categorias de prémios de exportação, os vencedores resultarão de um processo de análise de indicadores compósitos baseados em indicadores económico-financeiros, recolhidos e tratados pela Coface. O modelo de avaliação/ponderação e os vencedores finais serão posteriormente homologados por um júri independente dos promotores. Os indicadores económico-financeiros utilizados são: o volume de negócios; número de países de destino das exportações; volume de exportações para destinos fora da União Europeia; exportações; e emprego.

Internacionalizar e ganhar

A Critical Manufacturing, S.A. e a Vision Box - Soluções de Visão por Computador, S.A. foram as revelações da edição do prémio de Internacionalização. A Critical cria soluções para indústrias de alta tecnologia e celebrou, no final do ano passado, uma parceria com a HP da China, por um período de três anos renovável, com o objectivo de venda de soluções baseadas no sistema de "software" de gestão fabril de última geração. Já a Vision-Box, ainda em Julho do ano passado, ganhou um projecto na Suécia para desenvolver soluções de recolha biométrica de dados para emissão de documentos.

Já na categoria "Prémios Médias Empresas", o primeiro prémio foi arrecadado pela Marques, S.A., uma empresa de construção civil. E a empresa Cândido José Rodrigues, S.A., recebeu uma menção honrosa. Na categoria "Prémios Grandes Empresas", a Amorim & Irmãos, S.A. e a TIMWE foram distinguidas.

Ver comentários
Saber mais prémios exportação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio