Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Um português no coração escandinavo: «As pessoas são distantes mas a oferta é imensa»

Tomás Pereira vive desde 2022 em Estocolmo, onde ajuda as seleções suecas na análise... e a crescer!

02 de Maio de 2024 às 09:56
  • ...

O Futebol sem Fronteiras, no âmbito do Europa Viva, programa que é uma das mais recentes coqueluches da CMTV, viajou até à Escandinávia, mais precisamente até à Suécia, para casar o futebol com um dos membros da União dos 27: e ali encontrou o ingrediente perfeito para tal, Tomás Pereira, analista de performance das seleções locais.

Habitante de Estocolmo desde 2022, na capital do país já citado encontrou o local perfeito, vinca, para fazer o que mais gosta. "Trabalho há dois anos para a federação sueca e a minha função passa sobretudo pela análise dos adversários, dsa nossas próprias equipas, assim como de detalhes individuais que possam fazer a diferença em todos os coletivos", adiantou o antigo futebolista, que deu os primeiros passos no Palmelense, emblema do distrito de Setúbal, antes de tentar a sua aventura... na Noruega, entre o Melbo IL e o Snaroya SK, acumulando, a partir de 2010 e até 2017, funções extra relvado, como a aventura no scouting do Sporting. Foi, então, altura de fazer novamente as malas e, com a família, mudar-se definitivamente para o frio nórdico, onde se vê por mais 10 anos: "Sou feliz aqui e tenho tido várias oportunidades dentro das seleções. Em abril do ano passado, uma colega minha ficou grávida e eu fui ‘empurrado’ para um campeonato da Europa de femininos; A partir daí acumulei funções entre masculinos e femininos, nas seleções mais jovens. Hoje, trabalho mais com os sub-17, sub-18 e sub-19."

E o que diria Tomás a um português que não tenha menor noção do que é a vida em Estocolmo? Bom, antes de lhe devolvermos a palavra, lembramos que é uma cidade onde o frio é uma constante no inverno e onde o Sol... nunca se põe no verão. "As pessoas são distantes, ou seja, vão para o seu trabalho, mas quando acaba, vão à sua vida, para casa. Eu, felizmente, tenho muitos amigos aqui e costumamos juntarmo-nos. A oferta é imensa em Estocolmo e por isso temos muitas oportunidades para aproveitar a cidade. Vejo-me a trabalhar aqui por muito mais tempo, talvez nos próximos 10 anos!". 

Monarquia e... o rei Gyökeres

Monarquia constitucional governada por um parlamento e um Primeiro-Ministro, a Suécia é enorme em área – soma mais de 400 mil quilómetros quadrados –, mas a disposição geográfica não permite grandes aglomerados populacionais. É por isso que tem uma população idêntica à de Portugal (10,5 milhões de cidadãos), elegendo os mesmos 21 eurodeputados, cuja nova vaga se define no próximo dia 9, nas Europeias.
Falar da Suécia é também falar de Gyökeres, artilheiro do Sporting que Tomás Pereira elogia: "Está a gerar grande expectativa aqui, pelos golos que marca e também os que dá!".

Neutralidade até... à guerra

O terceiro maior país da União Europeia – para lá entrou em 1995 – e o sétimo com a melhor qualidade de vida sempre se declarou um estado neutro perante qualquer guerra, mas a proximidade geográfica com a Rússia, em conflito com a Ucrânia, acabou por precipitar a sua entrada para a NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já durante 2024. Estocolmo – onde a nossa equipa produziu toda esta reportagem – é a capital do país escandinavo, onde os invernos são frios e onde no verão o Sol... nunca se põe! 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio