O The Guardian chama-lhe o "Glastonbury (o segundo maior festival de música a céu aberto do mundo) para geeks". O New York Times apelida-o de "grande conclave dos sumo sacerdotes da indústria tecnológica". O Politico considera-o "a principal conferência tecnológica do mundo". Seja que definição for, tem palco em Portugal pela nona vez em 16 edições.
A Web Summit 2024 tem início marcado para segunda-feira, 11 de novembro, com agenda preenchida até quinta-feira. O Parque das Nações prepara-se para receber mais de 70 mil visitantes e um número recorde de startups: mais de três mil, vindas de 160 países, para explorar oportunidades de negócios com um público internacional.
Entre novos palcos, novas caras e novos projetos, a conferência volta a reunir "masterminds" do mundo empresarial para discutir temas centrais da atualidade, como é o caso do impacto da inteligência artificial e o papel da União Europeia ou do Estado na regulação da tecnologia. Em debate estarão ainda os atuais desafios em matéria de capital de risco.
Uma das novidades desta 16.ª edição é o regresso de Paddy Cosgrave à liderança da Web Summit. O irlandês viu-se obrigado a abandonar o cargo de CEO poucos dias antes de o evento arrancar em Lisboa para tentar salvar a sua reputação, depois de vários comentários sobre a ofensiva israelita em Gaza. Em abril deste ano, anunciou o seu regresso.
Conheça aqui os grandes números para a edição de 2024:
70.000Visitantes
À semelhança de outras edições em Portugal, Lisboa vai receber mais de 70 mil visitantes no gigante evento de tecnologia.
160Países
Os mais de 70 mil visitantes e empresários voam até Lisboa vindos de 160 países diferentes.
1.000Oradores
A 16.ª edição da Web Summit vai dar voz a mais de mil oradores em quatro dias de agenda. Entre os principais nomes contam-se Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, o artista e empresário Pharrell Williams, Brad Smith da Microsoft, o primeiro-ministro Luís Montenegro e ainda vários comissários da União Europeia.
9.ªEdição
Esta é a nona edição do evento realizado em Lisboa. Após as duas primeiras edições na capital portuguesa, em 2016 e 2017, a Web Summit e o Governo anunciaram em 2018 uma parceria de dez anos, o que mantém a cimeira em Lisboa até 2028.
3.000Startups
A edição de 2024 da Web Summit vai atingir um número recorde de startups: mais de três mil, vindas de todos os cantos do mundo.
4Dias
A cimeira da tecnologia tem duração de quatro dias. Este ano, decorre desde 11 de novembro até dia 14.
1.000Investidores
As startups vão ter oportunidade de divulgar as áreas de negócio a mais de mil investidores que andam à caça de talento.
1.800Media
A conferência tecnológica vai receber mais de 1.800 membros da comunicação social, que estarão a cobrir ao minuto o evento.
7Subvenção da CML
A subvenção da Câmara Municipal de Lisboa (CML) atribuida à Associação de Turismo de Lisboa para a realização da Web Summit ascende a 7,067 milhões de euros. Até agora, o executivo camarário já aprovou o desembolso de 4 milhões.
130Dispositivos
A Meo assume que vai garantir a capacidade de suportar 130 mil dispositivos simultâneos pela rede wireless, com o reforço da rede wifi a ser feito com 420 "acess points", 700 antenas e 180 "switchs".
44kmCabos de rede
Os cabos de rede UPT instalados vão atingir os 44 quilómetros para chegar a todos os cantos do Altice Arena.
3kmFibra Ótica
As ligações na edição deste ano da Web Summit, serão suportadas por três quilómetros de fibra ótica garantidos pela Meo Portugal.