Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Quinta do Lago demarca-se de promotora imobiliária que deve 278 milhões à CGD

A empresa que gere o resort da Quinta do Lago não quer ser associada à promotora Birchview, sociedade a que a CGD recusou a recuperação. A Quinta do Lago SA lamenta que a marca e o território se confundam.

Correio da Manhã
  • 11
  • ...

A Quinta do Lago SA, que gere o empreendimento turístico no Algarve, demarca-se de qualquer ligação à Birchview Imobiliária, a promotora imobiliária que tem projectos naquela região do Algarve e que deve 278 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos e cuja recuperação foi chumbada pelo banco público.

 

"A Quinta do Lago, SA é uma empresa e marca registada, que não possui qualquer tipo de vínculo à Birchview Imobiliária SA", ressalvou a sociedade em declarações ao Negócios. A Birchivew desenvolve um projecto imobiliário turístico na região da Quinta do Lago, em Almancil, designado por ‘The Keys’.  

 

A Quinta do Lago SA, que teme danos da sua imagem, também dá conta que "não existe nenhuma ligação" entre a própria e o Processo Especial de Revitalização (PER) da Birchview, que tem como accionista a Quintaudel. Segundo o Portal de Justiça, tanto a Birchview como a Quintaudel têm os mesmos dois sócios: Mark Lenherr e Carlos Olavo da Silva.

 

"Com 800 hectares de terreno situados em Almancil, Algarve, a Quinta do Lago é um grupo mundialmente famoso que celebra este ano 45 anos de património, cuja elevada notoriedade tem conduzido a que muitas vezes se confunda a marca/empresa com o território – uma percepção errónea e nociva para a reputação da marca", assinala a sociedade que é presidida pelo empresário irlandês Denis O' Brien, conhecido pelo império nos media. O'Brien, considerado pela Forbes como o 219.º homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 5,9 mil milhões de dólares, é um controverso empresário que costuma ser protagonista de notícias: ou por acções judiciais que coloca ou por acusações de ter beneficiado de ajuda governamental para a compra de uma das suas empresas.

A Quinta do Lago alega nada ter que ver com a Birchview e sublinha, até, os investimentos que faz no empreendimento onde se destaca o campo de golfe, preparando um investimento de 6 milhões de euros para a construção de um parque desportivo com condições para atletas de alta competição.
  

Por sua vez, a Birchview, promotora imobiliária que desenvolve o seu projecto imobiliário naquela região de Almancil, em Loulé, pediu a entrada em PER com a sua principal credora, a CGD, que lhe tinha emprestado 278 milhões de euros, num primeiro acordo de financiamento assinado em 2007, altura da presidência de Carlos Santos Ferreira e em que Armando Vara era administrador. Vara é arguido na Operação Marquês por conta do seu mandato no banco público e alegados financiamentos ao empreendimento Vale do Lobo, como tem sido noticiado pela imprensa. O banco, que rejeitou em Janeiro essa recuperação, tem uma hipoteca sobre imóveis que, diz o Correio da Manhã, pertencem a três antigas sociedades "off-shore" apanhadas na investigação ao BPN. 

 

A Procuradoria-Geral da República, com a ajuda da Polícia Judiciária, está a investigar créditos concedidos pela CGD, num período que vem desde 2000 – aliás, o mesmo período que está sob averiguação na comissão parlamentar de inquérito.

Ver comentários
Saber mais Caixa Geral de Depósitos Quinta do Lago Birchview Imobiliária Quinta do Lago SA Birchview Imobiliária SA The Keys Processo Especial de Revitalização
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio