Notícia
“Precisa-se de uma nova atitude, o mundo mudou”
O presidente da Confederação do Turismo Português, Francisco Calheiros, aproveitou o encerramento do 39º Congresso das Agências de Viagens e Turismo, para apelar à mudança. “Precisa-se de uma nova atitude, o mundo mudou e nunca mais vai ser o mesmo”.
Francisco Calheiros, na ilha Terceira, nos Açores, recordou que este está a ser “um bom ano turístico, tivemos mais receitas, mais dormidas, mais hóspedes, mas não podemos aliviar”.
O responsável, perante uma plateia cheia de agentes de viagens, defendeu que “temos que continuar este desafio de ter mais turistas para Portugal”.
“A vossa CTP está bem, é trabalhosa, mas está bem, não é fácil, somos poucos, no entanto não param de chegar novas adesões e isso aumenta a representatividade”, acrescentou o mesmo responsável. Entraram recentemente na CTP, a Associação Portuguesa de Resorts e o Conselho Nacional da Indústria do Golfe.
No encerramento do congresso que une as principais agências de viagensdo Pais, Francisco Calheiros referiu que todos “temos que sair daqui com o compromisso de vender mais os Açores”.
Vitor Fraga, secretário regional do turismo, encerrou o congresso, dizendo
que o próximo ano será marcado por um conjunto de acçoes de promoção.
A região dos Açores será o destino convidado da Bolsa de Turismo de Lisboa e o Governo Regional está a preparar um conjunto de acçoes temáticas, nomeadamente dedicadas ao Surf e ao Golfe, com tarifas aéreas especiais e serviços de transporte associado.
Alem disso, o Executivo regional açoreano está a ultimar o plano integrado dos transportes que vai “dotar a região de um sistema de modernização que será um passo importante para a dinamização do sector do turismo”.
A CTP também está a mudar, e o “Estado tem que ir para a frente e por isso estamos tão envolvidos na reforma do Estado”, concluiu o presidente dos patrões do Turismo.
Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, desvendou que Évora será o palco do próximo congresso das agências de viagens já no próximo ano.