Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal quase duplicou número de empreendimentos turísticos na última década

Foram criados 772 empreendimentos turísticos na última década, o que corresponde a 45 mil novos quartos e apartamentos. A tendência é para manter, com a abertura prevista de 53 novos empreendimentos para este ano 2015.

19 de Maio de 2015 às 16:22
  • ...

Não duplicou, mas esteve lá perto. O número de empreendimentos turísticos em Portugal cresceu 87% na última década, revela o estudo "Atlas da Hotelaria" da consultora Deloitte.

 

Em 2005 existiam 886 empreendimentos turísticos, não contabilizando os hotéis rurais. Hoje, são já 1.729. No seu todo, representam quase 131 mil unidades de alojamento (quartos e apartamentos).

 

Assim sendo, foram criados 772 empreendimentos turísticos na última década, o que corresponde a 45 mil novos quartos e apartamentos. A tendência é para manter, com a abertura prevista de 53 novos empreendimentos para este ano.

 

O Algarve é a região que mais reúne empreendimentos turísticos (25%), apresentando uma taxa de ocupação na casa dos 60% e um preço médio de 51 euros. Mas é Lisboa que garante uma maior taxa de ocupação (68%) e o preço médio mais elevado (71 euros), mostra o estudo.

 

Os hotéis são a tipologia mais frequente, ocupando 70% dos empreendimentos turísticos. Em termos de classificação, os três e quatro estrelas são a maioria, representando 36% do mercado.

 

O líder do parque hoteleiro em Portugal é, há dez anos consecutivos, o Grupo Pestana (que integra ainda as Pousadas de Portugal) com 62 unidades. O top três é fechado pela cadeia hoteleira Vila Galé e pela Accor Hotels.

Ver comentários
Saber mais Portugal Algarve Lisboa Grupo Pestana Pousadas de Portugal Vila Galé Accor Hotels economia negócios e finanças turismo hotelaria e alojamentos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio