Notícia
Páscoa com hotéis cheios a preços mais altos
Os portugueses e espanhóis continuam a ser quem mais mexe com o mercado hoteleiro na Páscoa. Os grupos ouvidos pelo Negócios confirmam ocupações acima dos 80%. Para quem vai para o estrangeiro, a praia é a escolha mais recorrente.
Os hotéis portugueses vão estar praticamente lotados neste período de Páscoa. Os grupos ouvidos pelo Negócios são unânimes: essa ocupação vai estar acima dos 80%.
E há até unidades esgotadas, como o The Yeatman Porto ou do Sheraton Cascais, ambos produtos de cinco estrelas. As duas unidades confirmam a subida do preço cobrado por cada quarto. No caso de Cascais, os clientes vão pagar mais 15% do que na Páscoa do ano passado.
Os hotéis do grupo Hoti, que operam sobretudo com a marca Tryp, vão estar com uma ocupação de 95% em Lisboa, Porto, Braga, Castelo Branco, Aveiro e Funchal. Nestas unidades, o preço subiu 5%. Ocupação semelhante vai ter o grupo Turim, que admite também aumentos de preços, sem concretizar.
Nestas férias, os clientes portugueses continuam a ser os que mais pesam: 24%, segundo a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP). E os espanhóis seguem de perto, com 22%, renovando a tradição. Alemães, britânicos, brasileiros e franceses fecham a lista das nacionalidades mais frequentes.
O Algarve continua a ser a região preferida para passar estas "miniférias" de Páscoa. É isso mesmo que confirma o grupo Vila Galé, com unidades espalhadas por todo o país, mas que destaca Vilamoura e Albufeira como as localizações preferidas.
Um estudo recente da AHP dava conta que os hotéis estavam menos optimistas quanto a melhorias na taxa de ocupação. Tal pode explicar-se com os valores já elevados em 2017, acima dos 80%, como se verifica também este ano. A maioria dos inquiridos vê mais potencial de crescimento noutro indicador: o preço médio de cada quarto.
Portugueses estão a viajar (e fazem praia na Páscoa)
A plataforma Travelport, que fornece os agentes de viagens, confirma a tendência: as reservas de viagens para a Páscoa aumentaram 12,5%, aproveitando a boleia – e as promoções – da recente Bolsa de Turismo de Lisboa.
Fora de portas, a preferência cai nos destinos de praia como Cabo Verde, Brasil, Tunísia e São Tomé e Príncipe. O parque de diversões Disneyland em Paris é outra das escolhas frequentes.
Dentro de portas, Algarve, Porto e Açores são as mais visitadas, diz a Travelstore.