Notícia
Madeira bate recorde de uma década na hotelaria
A região tem previstas sete novas aberturas de hotéis em 2017, depois de no ano passado ter ultrapassado uma taxa de ocupação de 80%. As conclusões são da Associação da Hotelaria de Portugal.
A hoteleira bateu um novo recorde em 2016, para o melhor registo de ocupação na última década: 80%. O feito foi comunicado esta segunda-feira, 27 de Fevereiro, pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).
"É muito interessante analisar a evolução da hotelaria na Madeira. O crescimento dos vários indicadores tem sido notório e são claramente resultado de uma aposta forte dos vários agentes do sector e de uma contínua reinvenção do destino", posiciona a presidente-executiva Cristina Siza Vieira.
A AHP recorda contudo que a Madeira continua a afirmar-se como um destino afectado pela sazonalidade, com uma taxa de ocupação a rondar os 60% na época de inverno.
A região tem a maior estada média do país – 5,9 dias – e vê os mercados alemão, britânico e francês ocuparem o topo da pirâmide da procura. A um preço mais alto, uma vez que houve um aumento médio de 4,8% face a 2015.
Em média, cada hóspede gerou por mês uma receita total de 280 euros nos hotéis da Madeira, "o dobro da média nacional".
"De salientar crescimentos superiores a 25% no mercado norte-americano e o nos mercados do norte da europa, com destaque para o dinamarquês", aponta ainda a AHP em comunicado.
Para 2017 está prevista a abertura de sete novas unidades hoteleiras, entre inaugurações, remodelações e ampliações.