Notícia
Luís Araújo será o novo presidente do Turismo de Portugal
O administrador do grupo hoteleiro Pestana foi escolhido para substituir João Cotrim de Figueiredo no regulador do Turismo.
Luís Araújo será o novo presidente do Turismo de Portugal, apurou o Negócios. O administrador do grupo hoteleiro Pestana substitui assim João Cotrim de Figueiredo que apresentou a demissão esta quinta-feira, 11 de Fevereiro, para preservar a sua "independência profissional".
Entre 2005 e 2007 foi chefe de gabinete do secretário de Estado do Turismo Bernardo Trindade. José Sócrates era primeiro-ministro e António Costa – agora primeiro-ministro – assegurava a pasta da Administração Interna.
Contactado pelo Negócios, o Ministério da Economia – tutela a que responde o Turismo de Portugal – não confirma a nomeação.
Quem é Luís Araújo? É um percurso profissional fortemente ligado à maior cadeia hoteleira portuguesa. Luís Araújo arrancou a sua carreira em 1996 no departamento jurídico do grupo Pestana.
Com o passar dos anos foi apurando experiência e novas funções, até chegar a administrador da companhia criada por Dionísio Pestana.
Luís Araújo era responsável pelas operações e desenvolvimento da cadeia hoteleira na América Latina, com impacto em mercados como Argentina, Venezuela ou Colômbia.
Assumiu ainda liderança do departamento de sustentabilidade da empresa aquando da sua criação em 2009.
Nos projectos especiais que desenvolveu no grupo hoteleira destaca-se a chefia do projecto de renovação do hotel do grupo na Cidadela de Cascais.
O novo presidente do Turismo de Portugal é licenciado em Direito, com especializações em hotelaria pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos da América.
(Notícia actualizada às 17:45 com mais informação)