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Low Cost Travel Group fechou. Clientes aconselhados a contactar hotéis e companhias aéreas
Há mais de 100 mil reservas que poderão estar sem efeito devido à queda do operador turístico. Alguns dos clientes já em férias estão mesmo a pagar os hotéis pela segunda vez. A empresa procura evitar a falência.
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Reservou férias com o operador Low Cost Travel Group? O conselho é que efectue uma consulta ao site da empresa e contacte previamente o hotel marcado.
"No sentido de aferirem se as suas reservas de alojamento e respectivas condições se encontram asseguradas", informa o Turismo de Portugal.
Isto porque o Low Cost Travel Group fechou a sua actividade na passada sexta-feira, 15 de Julho, entrando em processo de insolvência.
A instabilidade nos mercados financeiros causada pelo Brexit, com os britânicos a votar a saída da União Europeia, foi um dos factores a ditar este cenário. O operador, inicialmente sedeado no Reino Unido e com 60% dos clientes desta nacionalidade, tinha agora a sua base em Espanha.
Neste momento há mais de 27 mil clientes que estão já a passar férias com reservas feitas através do Low Cost Travel Group. Têm-se registado situações de viajantes que têm de pagar o seu hotel pela segunda vez. O conselho da imprensa britânica é de que guardem os recibos para uma eventual compensação. Já quanto aos voos, estes encontram-se garantidos para os que já estão nos seus locais de férias.
Há ainda outras 100 mil reservas futuras em situação de dúvida. Estes clientes são aconselhados a confirmar os voos directamente com as companhias aéreas e as estadas com os hotéis, para não serem apanhados de surpresa. É que estes podem não estar válidos devido à situação que enfrenta o Low Cost Travel Group.
Os administradores de insolvência deste operador turístico estão à procura de novos donos ou mesmo de vender alguns activos. Todavia, a liquidação da empresa tem sido apontada como o caminho mais provável. A companhia tem escritórios no Reino Unido, Espanha, Suíça e Polónia e conta com mais de 500 trabalhadores.
A imprensa britânica fala que, a confirmar-se a liquidação, muitos clientes ficarão a perder os seus investimentos. Tendo em conta os valores dos activos do Low Cost Travel Group e o número de clientes a serem compensados, as indemnizações médias rondariam os nove euros.