Notícia
Férias de luxo: viajantes gastam 9.368 euros em média
Poupam no avião, mas gastam mais nos hotéis. Este é um dos elementos no perfil que a Condé Nast Johansens mostra no perfil dos turistas de luxo. São sete viagens por ano, duas de longa duração.
É uma despesa cinco vezes maior do que os 1.875 euros gastos pelo turista dito padrão. Os viajantes de luxo gastam, em média, 9.368 euros nas suas deslocações anuais.
A conclusão é da Condé Nast Johansens, empresa especializada em guias turísticos para este segmento de luxo. Esta tipologia de turistas realiza, em média, sete viagens por ano. Duas delas são de longa estada.
Para além de analisar as tendências dos últimos dois anos, a companhia procurou perceber as tendências para os próximos tempos. Nova Iorque, Paris, Florença e Barcelona são apontadas como as principais escolhas para os viajantes do segmento de luxo.
Os chamados "city breaks" (estadias curtas em cidades) e as férias no litoral são as opções mais recorrentes. Na escolha do destino, os motivos são variados: escapadelas românticas, oferta desportiva e existência de spas ou centros de bem-estar. A grande maioria (70%) analisa ainda a oferta gastronómica e de vinho.
Os turistas de luxo privilegiam os hotéis de luxo ou boutique, reservando a maior categoria de quarto disponível. A pesar na escolha está o número de estrelas e prémios associados ao hotel bem como a sua reputação e comentários de antigos clientes.
Daí que 57% destes viajantes opte por visitar "websites" de viagens para organizar as suas férias. Mais de metade acaba por viajar em classe turística, realocando essa poupança para o alojamento, que ocupa a maior fatia dos gastos.