Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espinho quer tornar-se destino europeu de surf

Espinho quer ver as suas ondas reconhecidas como das melhores da Europa para o surf. Com três competições em Junho, uma delas europeia, a cidade acredita que este desporto pode ser uma atracção para turistas nacionais e internacionais. Vai investir 154 mil euros no Espinho Surf Destination.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 27 de Maio de 2014 às 12:37
  • ...

"Ser uma praia de eleição para a prática de desportos de deslize de ondas de nível internacional" - é esta a ambição da cidade de Espinho, revelou ao Negócios Gonçalo Pina, responsável pelos projectos para o Espinho Surf Destination, iniciativa apresentada esta manhã numa unidade hoteleira da cidade.

 

O projecto pretende o reconhecimento de Espinho como destino privilegiado de surf. Situada a sul do Porto, banhada pelo Atlântico e com oito quilómetros de praias de areia fina e um clima ameno, Espinho – acredita Pina - tem todas as condições naturais para conseguir a distinção: "A onda que Espinho proporciona é de classe mundial, numa cidade simpática e acolhedora", sustentou.

 

Para a promoção da actividade de surf "como produto diferenciador no turismo da região e projectar a cidade de Espinho como destino de surf nacional e internacional", o Espinho Surf Destination "conta com um investimento de 154 mil euros, comparticipado em 85% pelo FEDER, no âmbito do programa Operacional da Região Norte", adiantou ao Negócios Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal de Espinho.

 

O Espinho Surf Destination arranca com três campeonatos de surf em Junho, sendo um deles europeu. O Pro Junior Europeu junta, de 26 a 29 de Junho, atletas juniores internacionais sub-20, nas categorias feminina e masculina.

 

Nesta competição vai participar o surfista português Vasco Ribeiro, que "vai competir e tentar ser o campeão europeu do Pro Junior. Foi também por aí que começou o Tiago Pires", actual competidor do World Championship Tour (WCT), sublinhou Gonçalo Pina.

 

As competições exigiram o investimento em condições físicas: "Temos uma estrutura montada na praia com 60 metros de comprimento, uma tenda VIP, um camião para a ASP (Association of Surfing Professionals) e uma tenda para atletas", detalhou Gonçalo Pina.

 

A nível internacional, a promoção do projecto Espinho Surf Destination passa pela participação em feiras mundiais de turismo, pelo apoio da ASP e pela comunicação através de meios de imprensa.

 

A dinamização da praia a nível anual poderá ser um forte indicador para o turismo e o desenvolvimento económico numa cidade que, de acordo com o responsável do projecto, "tem todos os serviços e meios para acolher os turistas todo o ano".

 

O surf, concluiu Pina, é uma aposta que pode ser uma mais-valia para a cidade, já que "as ondas são o ponto mais forte que temos em diferenciação com as outras cidades".

Ver comentários
Saber mais Espinho surf Espinho Surf Destination Pinto Moreira Gonçalo Pina
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio