Notícia
Espanha: Número de turistas estrangeiros atinge máximo de 1995
Espanha recebeu 7,9 milhões de visitantes estrangeiros, em Julho, o que corresponde a um aumento de 3,2%, face a igual mês do ano anterior. O aumento do número de turistas dos países nórdicos compensou a queda registada no países do sul da Europa.
O número de turistas estrangeiros que visitaram Espanha aumentou 3,2%, em Julho deste ano, para 7,9 milhões, face a igual período de 2012, de acordo com o “El País”. Estes são os melhores resultados desde 1995.
Do número total de turistas estrangeiros, 23,2% são britânicos, 16,1% são franceses e 15% alemães. Nos três casos, a percentagem aumentou face ao mesmo período do ano passado, indicam os dados divulgados esta quinta-feira pelo Ministério da Indústria, Energia e Turismo espanhol.
A um acréscimo dos turistas provenientes dos países nórdicos (26,5%), opõe-se uma diminuição de turistas italianos (-14,5%) e portugueses (-8,7%). O impacto da crise económica nestes dois países do euro poderá justificar esta diminuição, segundo o “El País”.
Do total de visitantes estrangeiros, 60,4% instalaram-se em estabelecimentos hoteleiros (ou equivalentes), em Julho, mais 2% do que no período homólogo. Já a escolha por outro tipo de alojamentos subiu 4,3%.
O avião continua a ser o meio de transporte preferido dos visitantes (76,9%), seguindo-se os transportes rodoviários (21,4%). As vias marítimas ou ferroviárias foram a escolha de 1,7% dos turistas.
Desde o início de 2013, Espanha recebeu 34 milhões de turistas, o que corresponde a um aumento de 3,9%, quando comparado com o registo dos primeiros sete meses de 2012.
Espanha conseguiu inverter a tendência observada no início deste ano. Em Janeiro, o número de turistas estrangeiros tinha recuado 2,6% para 2,7 milhões, em relação ao primeiro mês de 2012.
As previsões do Executivo espanhol e dos empresários para o sector do turismo têm melhorado desde o início do ano. No início desta semana, os mais optimistas consideravam a possibilidade de se registar um afluxo de 58,7 milhões de turistas estrangeiros, um máximo de 2007, segundo o “El País”.