Notícia
Trabalhadores da hotelaria e turismo terão passaporte para facilitar contratação
Os candidatos a postos de trabalho na área da hotelaria e turismo passarão a ter um passaporte de competências que irá facilitar a sua contratação no espaço europeu.
A Comissão Europeia lançou, esta terça-feira, 17 de Junho, o Passaporte Europeu de Competências, "um instrumento destinado a facilitar o contacto entre candidatos a emprego e empregadores no sector da hotelaria e turismo na Europa", descreveu a Comissão Europeia em comunicado.
Com este novo documento os trabalhadores e empregadores terão uma maior facilidade em superar as barreiras linguísticas e comparar as qualificações dos trabalhadores do sector da hotelaria, a fim de facilitar o recrutamento.
Neste documento é possível "registar todas as aptidões e competências adquiridas durante a sua educação, formação e experiência prática de trabalho num formato facilmente acessível".
O passaporte complementa o curriculum vitae tradicional "e permite aos empregadores superar rapidamente as barreiras linguísticas e encontrar os trabalhadores especializados de que necessitam para preencher as suas ofertas de emprego".
É no portal europeu da mobilidade profissional EURES que está disponível o passaporte em todas as línguas oficiais da UE. E, no futuro, o passaporte será alargado a outros sectores.
O Passaporte Europeu de Competências é uma iniciativa da Comissão em associação com organizações patronais e de trabalhadores no sector da hotelaria: a HOTREC, Confederação das associações nacionais da hotelaria e restauração da Europa, que representa hotéis, restaurantes, cafés e estabelecimentos similares na Europa; e a EFFAT, Federação europeia dos sindicatos dos setores da alimentação, agricultura, turismo e ramos conexos.
Um estudo à escala europeia publicado em finais de 2013 demonstra que o emprego no sector da hotelaria cresceu 2,9 % por ano, entre 2000 e 2010, que criou 2,5 milhões de postos de trabalho.