Notícia
Conheça a Dismaland, o perturbador parque temático criado por Banksy
Banksy sonha e a obra nasce. A nova criação do subversivo artista de rua chama-se Dismaland e é um parque temático sombrio anti-Disneyland, que conta com um barco cheio de bonecos negros a fazer lembrar os migrantes que tentam chegar à Europa e com uma Cinderella acidentada na sua carruagem, por exemplo.
"Os parques temáticos deviam ter temas maiores", disse o artista britânico ao Guardian. Assim, a Dismaland vai contar com obras de mais de 50 artistas internacionais, incluindo o próprio Banksy, e vai estar aberto a partir de sábado, dia 22 de Agosto, até 27 de Setembro.
Este projecto temporário e clandestino da autoria de Banksy está instalado num resort abandonado há 15 anos em Somerset, Inglaterra, na localidade de Weston-super-Mare e terá um limite de quatro mil bilhetes diários, com o preço de três euros cada.
A Dismaland pretende tornar o espaço numa cidade sinistra, carregada de contra-cultura, com inúmeras metáforas da sociedade e o humor sinistro, característico de Banksy, que irá pagar a totalidade do projecto.
Este artista de rua britânico é conhecido pelo seu anonimato e pelas suas obras clandestinas, sempre satíricas e de humor negro. Além de artista de rua, Banksy destacou-se nos últimos anos como realizador cinematográfico e como activista político.
Segundo o canal britânico Channel 4, as imagens da construção deste parque começaram a surgir na internet no início deste mês e suscitaram logo grande expectativa. Nesta cidade sinistra poderá ver um barco cheio de bonecos negros, a fazer lembrar os migrantes que viajam de África para a Europa, uma Cinderella acidentada na sua carruagem e rodeada de fotógrafos, simulações de cidades amotinadas e vários jogos, atracções e instalações assustadoras.
O Channel 4 disse mesmo que "é uma experiência extraordinária, chocante e divertida a partir do momento em que se passa os portões da Dismaland".
Esta sexta-feira, dia 21 de Agosto, numa das suas raras entrevistas, Banksy descreveu ao Guardian o projecto como "um festival de arte, entretenimento e anarquismo. Um sítio onde pode aceder facilmente à contracultura".
"Acho que um museu é um mau local para se ver arte", concluiu Banksy.
Veja a reportagem da Channel 4: