Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Venda da TAP fechada na quinta-feira

Humberto Pedrosa garantiu, em declarações à TSF, que ainda esta semana será feito o "closing" da venda da TAP à Atlantic Gateway.

Bruno Simão/Negócios
10 de Novembro de 2015 às 16:45
  • 7
  • ...
Humberto Pedrosa, que integra com David Neeleman o consórcio que ganhou a privatização de 61% da TAP, disse esta terça-feira à TSF que o negócio será fechado esta quinta-feira.

O dono do grupo Barraqueiro sublinha, assim que, com o "closing" da operação esta semana, caberá ao próximo governo decidir, se quiser alterar alguma coisa, conversar com os novos donos.

Pela sua parte, mostrou-se "disponível para conversar com o novo governo", mas frisou que "tudo depende das condições".

Segunda-feira, no Parlamento, em resposta aos deputados sobre as concessões nos transportes e a venda da TAP, Passos Coelho garantiu que o processo de privatização da transportadora aérea é irreversível. "Não vamos parar o processo de privatização da TAP", afirmou o primeiro-ministro.

Estando o "closing" da operação já agendado para quinta-feira, a Atlantic Gateway já terá chegado a acordo para a renegociação da dívida da TAP com todos os bancos credores da companhia. Esta era uma das condições para fechar o negócio formalizado em Junho.

Depois do "closing", os novos donos terão de voltar a pedir o parecer da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), desta ver definitivo, assegurando ao regulador o cumprimento das condições exigidas.

Esta terça-feira à TSF, Humberto Pedrosa afirmou que, com o fecho do negócio esta semana, se o próximo Governo quiser alterar alguma coisa "é uma questão de se falar, de ver se é possível" e "até onde é possível".

"O que não é interessante nem para a TAP, nem para o Estado nem para nós é ficar numa situação minoritária, sendo o Estado o maior accionista e o gestor da empresa. É daquelas coisas que não vale a pena. A ser assim mais vale ficar 100% na mão do Estado", afirmou o empresário português.

Caso a privatização seja revertida, Humberto Pedrosa diz que terá "muita pena". Andámos a trabalhar há alguns meses na operação e estou entusiasmado e convencido que se pode fazer da TAP uma boa companhia e recuperar a TAP". No entanto, acrescentou, "se por outro lado houver reversão na totalidade fico bastante aliviado da responsabilidade que hoje já tenho sobre a TAP e sobre o risco que vou ter".

"Se o próximo Governo no quiser fazer a reversão na totalidade com certeza o pode fazer", disse o dono do grupo Barraqueiro, acrescentando ainda que "está previsto, se houver uma reversão, que sejamos reembolsados do investimento e das despesas".

Sobre o montante do investimento já feito, afirmou apenas que "são uns milhões".

(notícia actualizada às 17:08)
Ver comentários
Saber mais privatização David Neeleman TAP grupo Barraqueiro Humberto Pedrosa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio