Notícia
TVDE renderam mais de 5,2 milhões ao Estado em três anos
Em três anos, as taxas pagas ao Estado já renderam 5,2 milhões. No segundo semestre de 2020 caíram para metade e começam agora a recuperar, escreve o Jornal de Notícias. Há já onze plataformas a operar em Portugal.
A contribuição de 5% por cada viagem que as operadoras de transporte de passageiros em veículo descaracterizado (TVDE) pagam ao Estado somou 5,2 milhões de euros em três anos, desde que o negócio foi legalizado em Portugal. A notícia faz a manchete desta terça-feira do Jornal de Notícias.
Na segunda metade de 2020, com a pandemia, a contribuição caiu para metade e embora comece agora a recuperar está ainda longe dos valores anteriores, acrescenta a notícia. Ainda assim, continua a crescer o número de plataformas licenciadas, bem como as empresas que prestam este serviço e os motoristas respetivos.
Assim, em abril de 2020 havia 24.909 motoristas certificados, sendo que nos três meses anteriores tinham entrado quatro mil novos profissionais. Continuam a aumentar, mas a um ritmo muito mais lento: a 1 de janeiro deste ano eram 30.627, mais 5.871 em 15 meses, refere o Jornal de Notícias, que cita números do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
Há atualmente 11 plataformas licenciadas no país: Uber, Bolt, Its My Ride, Vemja, Bora, Tazzi, Free-Now, Chofer, Klibber e Mobiz. As duas últimas entraram já este ano.