Notícia
Transportes públicos sobem mais de 2% em 2025
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes diz que, com base nos dados do INE, a taxa de atualização tarifária para o serviço público de transporte de passageiros a partir de 1 de janeiro é de 2,02%.
Os transportes públicos de passageiros vão aumentar 2,02% no próximo ano. A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) decidiu que esse é o valor máximo da taxa de atualização tarifária (TAT), no âmbito da atualização regular para o serviço público de transporte de passageiros, que irá vigorar a partir de 1 de janeiro.
A TAT de 2025 consiste na taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor, exceto habitação, nos 12 meses que decorrem entre outubro do 2023 e setembro de 2024, ou zero quando esta taxa for negativa.
De acordo com a AMT, "nos termos dos dados publicitados pelo Instituto Nacional de Estatística, a TAT para 2025 é de 2,02%".
O regulador diz ainda que os tarifários atualizados aprovados pelas autoridades de transportes lhe devem ser enviados até ao dia 31 de dezembro.
Em 2024, como o Orçamento do Estado determinou que o preço dos passes dos transportes públicos iria continuar congelado, a AMT definiu apenas para os títulos de transporte ocasionais, ou seja, aqueles que são válidos apenas para uma viagem ou para um período curto e determinado, a aplicação de uma taxa de atualização tarifária de 6,43% com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística.