Notícia
Novos elétricos articulados da Carris começarão a chegar em 2021
A Carris lançou esta quarta-feira o concurso para compra de 15 novos elétricos articulados que começarão a ser entregues 22 meses depois de escolhido o vencedor, a um ritmo de um a dois por mês.
O presidente da Carris, Tiago Farias, disse esta quarta-feira, 3 de abril, que os 15 novos elétricos articulados da empresa agora postos a concurso começarão a chegar 22 meses depois de selecionado o vencedor, estando prevista a sua entrega faseada "numa cadência de um a dois por mês".
Tiago Farias garantiu que existem várias empresas a produzir este tipo de elétricos ligeiros de superfície – os quais serão mais compridos do que os atuais 10 articulados que a Carris tem a fazer a linha 15, totalizando 28,5 metros de comprimento.
"Há mercado, mas são sempre equipamentos construídos a pedido, e portanto tem este período estimado", afirmou.
O presidente de Carris explicou ainda que os novos veículos vão reforçar todo o eixo ao longo da zona ribeirinha, que é a linha 15, que "é muito procurada", salientando que "vão mais do que duplicar a oferta disponível", de 10 para 25 veículos.
"Hoje a rede 15 é tão importante que já é complementada por autocarros articulados que dizem 15", afirmou o responsável, explicando que com o início da operação dos novos veículos "esses autocarros podem ter aplicação noutras redes" e até permitem à empresa "repensar a rede".
O preço base do concurso é de 45 milhões de euros, mas para Tiago Farias "é investimento para garantir que se coloca no terreno a oferta que pretendemos para dar resposta à procura nesta zona da cidade".
O responsável disse ainda que em 2018 a Carris atingiu os 125 milhões de passageiros e, embora não tenha estimativas, está certo que a redução dos preços dos passes que teve início na passada segunda-feira vai resultar num aumento da procura.
"Estamos a monitorizar, temos capacidade ao longo do ano de adaptar a nossa oferta", afirmou, salientando que os pedidos de cartões Lisboa Viva aumentaram em março 42%.