Notícia
Navio encalhado causa engarrafamento no Canal do Suez
Via navegável, que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, é uma das mais importantes ligações marítimas entre a Ásia e a Europa.
Um navio de carga está esta quarta-feira a bloquear o Canal do Suez, no Egito, impedindo a passagem de outras embarcações através da via navegável que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, numa das mais importantes ligações marítimas e de transporte de mercadorias entre a Ásia e a Europa.
De acordo com a Aljazeera, o navio de 200 mil toneladas encalhou pelas 05:40 desta terça-feira, depois do casco ter ficado preso na sequência de fortes rajadas de vento.
"O porta-contentores encalhou de forma acidental, provavelmente depois de ter sido atingido por uma rajada de vento", disse à France-Presse a companhia Evergreen Marine Corp.
Foram acionados rebocadores para o local para tentar deslocar o navio com 400 metros de comprimento e 59 de altura.
Update: Ever Given still run aground on the side of the Suez Canal. All tugboats available in the canal zone are assisting. Moving into the 13th hour with no movement. pic.twitter.com/ScARdwGTfF
— OSINTtechnical (@Osinttechnical) March 23, 2021
De acordo com um comunicado da Gulf Agency Company, outros 15 navios seguiam atrás e acabaram por ficar igualmente retidos. A Bloomberg dá conta de um número bem superior (cerca de 100) de navios parados à espera passagem.
Até ao momento, as autoridades do Egito ainda não se pronunciaram sobre o incidente.
O Canal do Suez, inaugurado em 1869, garante a passagem de 10% do comércio marítimo internacional.
Cerca de 19 mil navios utilizaram a passagem em 2020, de acordo com a Autoridade do Canal do Suez (SCA).
A passagem marítima é uma fonte de rendimentos essencial para o Egito, que beneficiou de 5,6 mil milhões de dólares em taxas, no ano passado.