Notícia
Equipa de elite em dificuldades para resgatar navio encalhado que está a bloquear o Canal do Suez
Uma empresa holandesa retomou a operação de salvamento deste navio de transporte de mercadoria, mas o seu tamanho está a dificultar a atuação da equipa.
25 de Março de 2021 às 10:37
O resgate do navio de carga que está desde ontem encalhado no Canal do Suez, no Egito, está a ser feito por uma equipa de elite, com sérias dificuldades para desbloquear o canal que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo e que assume particular importância no transporte de mercadoria entre a Ásia e a Europa.
O tamanho do navio Ever Given, com cerca de 400 metros de comprimento e com mais de 200 mil toneladas, é o principal obstáculo para esta equipa que retomou o trabalho para devolver o navio aos mares.
Até agora, a equipa contratada para esta missão, os holandeses do SMIT Salvage BV habituados a salvar navios durante tempestades no mar, continua sem conseguir fazer mover o navio e alguns especialistas apontam que poderemos ter de esperar até segunda-feira.
De acordo com a Reuters, o CEO da holandesa Boskalis, que está a ajudar a solucionar a situação, afirma que "não podemos excluir que leve semanas" a solucionar esta questão, dependendo de como a situação evolui.
O Ever Given pode transportar mais de 20.100 caixas de aço, tornando-o um dos maiores navios deste género, de acordo com Jayendu Krishna, diretor da Drewry, citado pela Bloomberg. Estas embarcações podem ser mais longas do que a Torre Eiffel e maiores do que três campos de futebol.
A ajudar a equipa dos Países Baixos está a empresa japonesa Nippon Salvage, de acordo com a Bloomberg que cita pessoas com conhecimento do tema.
Para já, a principal missão da equipa de salvamento passa por tirar peso à embarcação, como remover a água no lastro, que é a água que é colocada nos porões para dar equilíbrio e estabilidade ao navio quando está sem carga.
A imagem captada através do site Vessel Finder mostram como o navio encalhado já está a provocar um forte congestionamento no tráfego marítimo nesta região.
De acordo com a Aljazeera, o navio encalhou pelas 05:40 de terça-feira, depois de o casco ter ficado preso na sequência de fortes rajadas de vento.
Segundo o site de rastreamento marítimo, VesselFinder, o 'Ever Given', construído em 2018, realizava uma viagem entre a China e Roterdão, na Holanda.
Em todo o mundo, existem cerca de 180 navios semelhantes a este que podem transportar cada um mais de 15.000 contentores, de acordo com Um Kyung-a, analista da Shinyoung Securities, em Seul. Um navio que pode transportar 20.000 contentores custa cerca de 144 milhões de dólares e aqueles que transportam 23.000 custam mais de 150 milhões, estima a Drewry.
A navegação no Canal de Suez está “temporariamente suspensa” até se conseguir desencalhar o navio porta-contentores que está a bloquear o tráfego marítimo desde quarta-feira de manhã, anunciou hoje a Autoridade Egípcia do Canal de Suez.
O Canal do Suez, inaugurado em 1869, garante a passagem de 10% do comércio marítimo internacional. Cerca de 19 mil navios utilizaram a passagem em 2020, de acordo com a Autoridade do Canal do Suez (SCA). A passagem marítima é uma fonte de rendimentos essencial para o Egito, que beneficiou de 5,6 mil milhões de dólares em taxas, no ano passado.
O tamanho do navio Ever Given, com cerca de 400 metros de comprimento e com mais de 200 mil toneladas, é o principal obstáculo para esta equipa que retomou o trabalho para devolver o navio aos mares.
De acordo com a Reuters, o CEO da holandesa Boskalis, que está a ajudar a solucionar a situação, afirma que "não podemos excluir que leve semanas" a solucionar esta questão, dependendo de como a situação evolui.
O Ever Given pode transportar mais de 20.100 caixas de aço, tornando-o um dos maiores navios deste género, de acordo com Jayendu Krishna, diretor da Drewry, citado pela Bloomberg. Estas embarcações podem ser mais longas do que a Torre Eiffel e maiores do que três campos de futebol.
A ajudar a equipa dos Países Baixos está a empresa japonesa Nippon Salvage, de acordo com a Bloomberg que cita pessoas com conhecimento do tema.
Para já, a principal missão da equipa de salvamento passa por tirar peso à embarcação, como remover a água no lastro, que é a água que é colocada nos porões para dar equilíbrio e estabilidade ao navio quando está sem carga.
A imagem captada através do site Vessel Finder mostram como o navio encalhado já está a provocar um forte congestionamento no tráfego marítimo nesta região.
De acordo com a Aljazeera, o navio encalhou pelas 05:40 de terça-feira, depois de o casco ter ficado preso na sequência de fortes rajadas de vento.
Segundo o site de rastreamento marítimo, VesselFinder, o 'Ever Given', construído em 2018, realizava uma viagem entre a China e Roterdão, na Holanda.
Em todo o mundo, existem cerca de 180 navios semelhantes a este que podem transportar cada um mais de 15.000 contentores, de acordo com Um Kyung-a, analista da Shinyoung Securities, em Seul. Um navio que pode transportar 20.000 contentores custa cerca de 144 milhões de dólares e aqueles que transportam 23.000 custam mais de 150 milhões, estima a Drewry.
A carregar o vídeo ...
O Canal do Suez, inaugurado em 1869, garante a passagem de 10% do comércio marítimo internacional. Cerca de 19 mil navios utilizaram a passagem em 2020, de acordo com a Autoridade do Canal do Suez (SCA). A passagem marítima é uma fonte de rendimentos essencial para o Egito, que beneficiou de 5,6 mil milhões de dólares em taxas, no ano passado.