Notícia
Metro chega quarta-feira à Reboleira
O novo troço da linha azul, que exigiu um investimento de cerca de 60 milhões de euros, é inaugurado esta quarta-feira. Viajar entre a Reboleira e a Baixa-Chiado vai demorar 24 minutos.
O Metropolitano de Lisboa inaugura esta quarta-feira, 13 de Abril, o troço Amadora-Este/Reboleira, prolongando a linha azul até às freguesias de Falagueira/Venda Nova e de Águas Livres, no concelho da Amadora, anunciou a empresa em comunicado.
Nesse dia, às 13:00, entra em funcionamento a nova estação da Reboleira.
Com um investimento de cerca de 60 milhões de euros, co-financiado em cerca de 43 milhões pelo Fundo de Coesão da União Europeia, no âmbito do Eixo I - Redes e Equipamentos Estruturantes Nacionais de Transportes e Mobilidade Sustentável, "este prolongamento apresenta-se como estratégico para o desenvolvimento económico da região da Grande Lisboa e como determinante na qualidade de vida das populações que serve", sublinha o Metropolitano de Lisboa.
A partir desta quarta-feira será possível viajar entre Reboleira e Marquês de Pombal em 19 minutos e entre Reboleira e Baixa-Chiado, em 24 minutos.
"Para além da redução dos tempos de viagem entre a Reboleira e Lisboa, a nova estação vai permitir uma redução, por ano, de três mil toneladas de emissões de CO2, o que associa a este empreendimento claros benefícios ambientais, dos quais se destacam a redução da emissão de poluentes e menores consumos de energia, a redução da pressão sobre o estacionamento, a redução da poluição sonora", refere ainda a empresa.
Como explica o Metropolitano de Lisboa, o novo troço da linha azul - Amadora-Este/Reboleira - acrescenta uma extensão de 937 metros. A rede do Metro passa agora a ter 44,2 quilómetros de comprimento e um total de 56 estações, nas suas quatro linhas.
"Com a nova estação de metro Reboleira é criado um novo interface multimodal que reforça o sistema de transportes da Área Metropolitana de Lisboa, reunindo metro, autocarros, comboio, táxis, ciclovia, e oferecendo, ainda, parqueamento de bicicletas e estacionamento automóvel", refere a empresa no comunicado.