Notícia
Metro do Porto e STCP reforçam oferta na passagem de ano
O metropolitano vai funcionar durante a madrugada, o estacionamento complementar à rede será mais barato e haverá o dobro dos autocarros a circular na cidade para transportar 200 mil pessoas até à Baixa do Porto.
São esperadas cerca de 200 mil pessoas nas celebrações de Ano Novo na Baixa da cidade do Porto, sobretudo na zona da avenida dos Aliados, e as duas principais empresas de transportes públicos que servem a Invicta prepararam um reforço da oferta que inclui um horário alargado e soluções intermodais mais baratas.
O Metro do Porto vai estar em funcionamento durante toda a madrugada em seis das sete linhas – só a Violeta, que liga ao Aeroporto Sá Carneiro, encerra à 1h, como habitualmente. A empresa informou que "o reforço da oferta arranca a partir das 22h e com serviço maioritariamente em veículos duplos, prolongando-se até às 5h de 1 de Janeiro".
Também a STCP montou uma operação especial para garantir o transporte até às proximidades do local das festividades, tanto na ida como no regresso. A rede nocturna vai funcionar com autocarros de maior capacidade e a chamada Rede da Madrugada, entre as 21h e as 5h30 do primeiro dia do ano, terá o dobro dos autocarros nas linhas que vão para a Baixa e nos troços de maior procura, com os locais de partida e chegada desviados dos Aliados.
Os parques de estacionamento da autarquia e do Metro com o sistema Park & Ride Andante, localizados no Campo Alegre, Casa da Música, Trindade, Campo 24 de Agosto e Estádio do Dragão, vão ter um tarifário especial nesta noite, num máximo de 12 horas, custando apenas 95 cêntimos a quem tiver feito uma validação do Andante para lá chegar.
Compra antecipada e festa com segurança
A STCP aconselha adiantar a compra dos títulos de transportes necessários, tanto para a viagem de ida como de volta, já que a aquisição a bordo é mais cara e "pode provocar filas e atrasar as viagens que todos desejam o mais rápidas possível". Além disso, como nesta noite haverá a actualização tarifária também nos títulos ocasionais, a empresa insiste que "a compra antecipada de qualquer tipo de título é fundamental".
As celebrações nos Aliados, que incluem o tradicional espectáculo de fogo-de-artifício para assinalar a chegada de 2019, incluem um concerto do músico Pedro Abrunhosa, havendo ainda três palcos alternativos no Largo Amor de Perdição (Cordoaria), na Praça dos Poveiros e na Praça Gomes Teixeira (Leões), em frente à reitoria da Universidade. A operação de segurança da PSP, já visível no terreno, vai estender-se até às 17h de terça-feira, 1 de Janeiro.