Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Metro de Lisboa com recorde de 126 milhões de passageiros

Nunca o Metropolitano tinha transportado tantas pessoas no período de janeiro a setembro.

A administração do Metropolitano de Lisboa estima que a extensão da linha vermelha trará um acréscimo de 4,7% ao número de clientes da rede.
Miguel Baltazar
30 de Novembro de 2024 às 12:29
  • ...

O Metropolitano de Lisboa transportou cerca de 126 milhões de passageiros nos primeiros nove meses do ano, o que constitui o número mais elevado de sempre naquele período, anunciou a empresa. O valor é 7,4 milhões superior ao verificado entre janeiro e setembro de 2023 e fica acerca de 420 mil acima do valor pré-pandemia.

"Para estes resultados contribuíram significativamente a entrada em vigor em janeiro de 2024 da gratuitidade do título navegante® Metropolitano para os perfis sub18 e sub23 estudantes – que originou um aumento acentuado da procura – e uma maior articulação entre operadores da rede de mobilidade da Área Metropolitana de Lisboa", explica o Metro.

A tendência de aumento da procura poderá ser acentuada no último mês do ano. A empresa acredita que "a entrada em vigor, no dia 1 de dezembro, da nova gratuitidade para todos os cidadãos até aos 23 anos, estudantes e não estudantes, oferece condições para que esta tendência de crescimento do número de passageiros do Metropolitano de Lisboa se mantenha e seja reforçada".

O recorde aconteceu numa fase de obras de expansão da rede.

A linha circular que fará a ligação entre Rato e Cais do Sodré com duas novas estações e mais dois quilómetros de rede, contará com um "acréscimo de 9 milhões de novos clientes e menos 4,2 mil toneladas CO2", lembra o Metro.

Já o prolongamento da linha Vermelha a Alcântara implica a construção de quatro novas estações e quatro quilómetros de rede e trará "um acréscimo de 8 milhões de novos clientes". A expansão "retirará de circulação 3,7 mil viaturas de transporte individual diariamente com uma poupança de 6,2 mil toneladas de CO2."

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio