Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Greve na CP motiva 90% de supressões de comboios até às 18h

Num total de 1.039 comboios previstos para operarem até às 18:00 desta segunda-feira circularam apenas 111, avançou a CP à agência Lusa, cumprindo-se a "expectativa de 90% de supressões a nível nacional" com a greve dos revisores.

Bruno Simão
06 de Abril de 2015 às 20:03
  • 2
  • ...

De acordo com fonte oficial da empresa, nos comboios urbanos de Lisboa foram realizadas 59 das 496 ligações previstas, ao passo que no Porto os números são de 11 comboios que circularam de entre os 207 previstos.

 

No serviço regional circularam dois comboios até às 18:00, num total de 252 programados, ao passo que nos serviços de maior duração os números não são tão elevados: nos intercidades foram realizadas 22 das 37 viagens programadas, e no serviço alfa pendular houve 'luz verde' para 16 dos 18 comboios previstos.

 

Fonte sindical revelou à Lusa a "adesão total" dos associados do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial e Itinerante (SFRCI), que inclui os funcionários das bilheteiras e os revisores, embora tenha havido "poucos" funcionários não sindicalizados a trabalhar durante o dia de hoje.

 

Esta greve foi convocada pelo SFRCI para reclamar o cumprimento da decisão dos tribunais relativa ao pagamento dos complementos nos subsídios desde 1996.

 

Na quinta-feira e na sexta-feira a percentagem de viagens anuladas ultrapassou os 80% e hoje ronda os 90%.

 

Esta greve foi convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) para reclamar o cumprimento da decisão dos tribunais relativo ao pagamento dos complementos nos subsídios desde 1996.

 

O presidente do SFRCI, Luís Bravo, explicou à Lusa que a CP foi condenada, em várias instâncias, a restituir os complementos que não foram pagos aos trabalhadores no subsídio de férias desde 1996 e no subsídio de Natal entre 1996 e 2003, estimando uma dívida de cerca de dez milhões de euros aos revisores e trabalhadores das bilheteiras

 

O primeiro dia de greve dos revisores da CP decorreu na quinta-feira, tendo provocado a não realização da maioria das ligações previstas pela empresa.

 

Além dos revisores, a circulação dos comboios da CP no fim-de-semana de Páscoa foi afectada pela greve ao trabalho em dia feriado do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF). 

Ver comentários
Saber mais Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial e Itinerante SFRCI Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante CP greve transporte ferroviário transportes Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio