Notícia
Greve dos tripulantes da TAP mais próxima. Sindicato pede Assembleia Geral com caráter de urgência
Proposta para Acordo de Empresa visto pela direção do SNPVAC como “inenarrável”, não descartando a possibilidade de greve na companhia aérea. Reunião decorrerá a 3 de novembro, sabe o Negócios.
A hipótese já tinha sido levantada pelo presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAV) no Parlamento e agora é dado o passo necessário no sentido de uma greve dos tripulantes da TAP.
A direção fez um pedido para a realização de uma Assembleia Geral com caráter de urgência, de acordo com comunicado enviado aos associados. O Negócios sabe que a reunião será no dia 3 de novembro. O objetivo é discutir "o atual momento da empresa e apresentar as conclusões retiradas pela Direção [do SNPVAC] sobre a proposta de Acordo de Empresa (AE) enviada pela TAP, além de deliberar eventuais medidas a tomar - não descartando o recurso à greve", refere o comunicado.
A direção do SNPVAC justifica este pedido de convocação com os "sistemáticos atropelos ao AE em vigor e ao ATE [Acordo Temporário de Emergência], a somar à falta de respeito que a TAP tem vindo a ter perante os tripulantes; às mais do que questionáveis decisões de gestão que acabam por ter um impacto direto e indireto nas nossas vidas, culminou mais recentemente com a denúncia do Acordo de Empresa em vigor, acompanhado de uma proposta de AE inenarrável".
Na audição na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, a requerimento do PCP, o presidente do Sindicato, Ricardo Penarróias, já tinha afirmado que era "muito provável que até ao final do ano se faça uma greve no grupo TAP".
A convocação da Assembleia Geral é o passo que falta para que se avance com uma paralisação dos tripulantes. Os associados terão de decidir face à proposta da direção.