Notícia
Governo terá plano para renovar frota da Transtejo/Soflusa este ano
O secretário do Estado Adjunto e do Ambiente espera ter em Dezembro o estudo de viabilidade económica e financeira para a renovação da frota das empresas de transporte fluvial, que actualmente tem uma idade média superior a 20 anos.
O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, afirmou esta quarta-feira, 8 de Novembro, no Parlamento que espera ter no próximo mês o estudo de viabilidade económica e financeira para a renovação da frota da Transtejo/Soflusa, de forma que "até ao fim do ano haja um plano" para isso, "que permita viver de forma mais desafogada".
Lembrando que a idade média da frota das empresas de transporte fluvial ultrapassa os 20 anos, José Mendes afirmou, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, que a sua renovação "custará sempre dezenas de milhões de euros".
Segundo o governante, a intenção é que "a frota seja mais homogénea e que seja suficientemente grande para ter navios de reserva", mas sublinhou que é "um processo que demora". Nesta fase, disse ainda, as empresas estão a operar nalgumas linhas praticamente sem navios de reserva.
Questionado pelos deputados sobre as falhas no cumprimento de carreiras, José Mendes confirmou que no próximo ano está previsto um investimento de oito milhões de euros para reparação de catamarãs e intervenções em terminais e pontões.
Em Outubro passado, a Soflusa teve de suprimir carreiras durante a hora de ponta, devido a situação de avaria dos navios. Na altura a administração das empresas de transporte fluvial apelou aos passageiros para evitarem as deslocações entre as 8:00 e as 9 horas.