Notícia
Governo já ouviu British Airways e KLM-Air France para alienar TAP
Reuniões ocorreram nos últimos dois meses. Ao todo, já foram ouvidos mais de cinco interessados na transportadora aérea nacional. Modelo da privatização da TAP não está fechado, estando ainda por definir a percentagem do capital a alienar e o tipo de operação de venda.
Além da Lufthansa, o Governo já reuniu com o grupo dono da British Airways e Iberia (IAG) e da Air France/KLM para discutir a privatização da companhia aérea TAP, avança esta terça-feira o Jornal Económico. As reuniões ocorreram nos últimos dois meses, tendo já sido ouvidos mais de cinco interessados na transportadora aérea nacional.
Os três grandes grupos de aviação europeus – Air France/KLM, IAG e Lufthansa – têm manifestado interesse na privatização da TAP. Mas o modelo da privatização da TAP não está fechado, estando ainda por definir a percentagem do capital a alienar e o tipo de operação de venda. Em termos indicativos, o calendário do Executivo aponta para o primeiro trimestre do próximo ano.
Esta segunda-feira, o CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, esteve reunido com o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, para sinalizar o real interesse na TAP, independentemente do modelo que a operação assuma, e conhecer as intenções do acionista público, tal como avançou o Negócios. A intenção dos alemães é crescer no hemisfério sul, designadamente nas rotas para a América Latina e África, e nas ligações para o Mediterrâneo.
A Lufthansa estará interessada em adquirir uma participação de 19,9% na TAP, mas não sinalizou qualquer percentagem de capital que deseja adquirir na reunião com o Governo português. Em julho, a Lufthansa fechou um acordo para comprar 41% da ITA (antiga Alitalia).