Notícia
Estivadores e operadores assinam novo contrato colectivo
O novo contrato colectivo de trabalho para o porto de Lisboa, que vai vigorar nos próximos seis anos, foi assinado pelo sindicato dos estivadores e representantes das associações de operadores.
O Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores de Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal e representantes das Associações de Operadores do porto de Lisboa celebraram esta terça-feira um novo Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) para os próximos seis anos, anunciou o Ministério do Mar em comunicado.
"Estão assim formalizadas as bases sólidas para, em clima de paz social, se promover a estabilidade, a confiança e o crescimento do emprego e do porto de Lisboa, da região e do país, no âmbito da implementação de uma abrangente e coerente estratégia de aumento da competitividade do sector portuário, invertendo o caminho descendente dos últimos quatro anos", sublinha ainda o gabinete de Ana Paula Vitorino.
No passado dia 27 de Maio estivadores e operadores do porto de Lisboa chegaram a um compromisso que previa a redacção e assinatura no prazo de 15 dias do novo CCT, o que acabou por demorar um pouco mais.
Na altura, as partes chegaram a acordo relativamente à admissão de trabalhos portuários e a um regime de progressão na carreira, tendo o sindicato suspendido o pré-aviso de greve que estava em vigor.
Segundo anunciou então o Ministério do Mar, as duas partes declararam ainda que não existe desacordo relativamente a nenhuma matéria relativa ao novo CCT, o qual terá um prazo de vigência de seis anos.