Notícia
EMEF aumenta lucros para 3,4 milhões de euros
A empresa de manutenção ferroviária aumentou os resultados em mais de 100% no ano passado. As vendas subiram e a dívida desceu.
A EMEF, Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, registou, em 2016, lucros de 3,4 milhões de euros, mais 106% do que em 2015, em que atingiu resultados de 1,3 milhões de euros, segundo adiantou a sociedade em comunicado.
"Também o valor do EBITDA (sem indemnizações) cresceu significativamente em 2016, fixando-se em 5,6 milhões de euros e o volume de negócios aumentou cerca de 10%, fixando-se em 63 milhões de euros", disse a EMEF esta quarta-feira, 5 de Abril.
Paralelamente, a sociedade viu a dívida financeira reduzir-se desde 2013, quando atingia 23,8 milhões de euros, até aos 15,6 milhões no ano passado.
A EMEF contratou em 2016 cerca de 100 novos trabalhadores graças "ao arranque de grandes projectos de renovação de material circulante e a conquista de novos clientes", explicou a empresa.
No ano transacto, a sociedade levou a cabo a "remodelação profunda dos comboios Alfa Pendular" e viu confirmados novos contratos, "com a Prometro/Metro do Porto, que prevê a manutenção de veículos Tram Train e Eurotram, fabricados pela Bombardier e com a Fertagus", referiu o mesmo comunicado.
Ao mesmo tempo, a EMEF investiu 1,3 milhões de euros na melhoria das oficinas onde leva a cabo o seu trabalho. A sociedade está também a desenvolver novas instalações no Entroncamento, para unidade de manutenção e reparação de rodados, que poderá receber um total de 7,5 milhões de euros em investimento. O objectivo deste projecto é a "expansão da sua capacidade de produção e exportação, dirigindo-se tanto para o mercado ibérico, como para o mercado europeu", segundo a empresa.