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Descarbonizar transporte público urbano custa 2,6 mil milhões em 14 anos

É o necessário para substituir os 5.633 autocarros em operacional, de acordo com o estudo “CleanBusPT” da Fundação Mestre Cascais, que admite a renovação de metade da frota existente.

Miguel Baltazar
10 de Janeiro de 2022 às 08:39
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Seria possível desarbonizar o transporte público rodoviário em Portugal em 14 anos, com um investimento total de 2,6 mil milhões de euros, conclui o estudo "CleanBusPT" da Fundação Mestre Cascais, de acordo com o Dinheiro Vivo.

O estudo propõe que o estado comparticipe 65% deste investimentos de 2,6 mil milhões, metade do qual seria sempre necessário para renovar a frota com a compra de veículos convencionais a combustão.

O estudo feito por José Gomes Mendes, coautor e ex-secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, identifica 5.633 veículos em operação, com uma idade média de 16 anos, e quase um quarto dos quais com mais de 21 anos.

O gasóleo continua a ser o combustível mais utilizado, seguindo-se o gás. Só existem 46 autocarros elétricos e nove 'minubus'.

Os autores concluem que o Estado deveria financiar 65% do investimento, ou seja, 770 milhões de euros.

Estimam que ao longo dos 14 anos se evitassem 4 milhões de toneladas de CO2.

 

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