Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CP reduz prejuízos e pede autorização para comprar novos comboios

O Público escreve que os prejuízos da CP melhoraram 48% no ano passado, para os 144,5 milhões de euros. Um resultado alavancado pela venda da CP Carga e que leva a administração da empresa a pedir autorização ao Governo para comprar novas composições em 2017.

20 de Fevereiro de 2017 às 08:48
  • 5
  • ...

A CP – Comboios de Portugal fechou 2016 com prejuízos de 144,5 milhões de euros. O valor representa uma melhoria de 48% face ao ano anterior, quando o indicador se fixava nos 278 milhões de euros.


De acordo com o jornal Público desta segunda-feira, 20 de Fevereiro, o resultado foi impulsionado pela venda da CP Carga. Contudo, excluído esse facto, a redução dos prejuízos rondaria os 30%, para os 209 milhões. 


A CP tem baseado esta melhoria no lado da receita, registando mais passageiros nos seus comboios. Os proveitos de tráfego subiram dos 225 milhões de euros em 2015 para 239 milhões no ano passado.


Já a despesa, concretiza o Público, foi reduzida dos 270 para os 266 milhões de euros no ano passado. Para tal contribuiu a renegociação de contratos de combustível e energia eléctrica para tracção.


O Público escreve ainda que, com base na melhoria dos resultados, a administração da CP propôs ao Governo a compra de comboios novos ainda em 2017.


O jornal recorda, todavia, que a empresa entrou em 2017 com um passivo de 3,1 mil milhões de euros, depois de uma injecção pública de 600 milhões de euros pelo segundo ano consecutivo.

(Correcção: Onde era referido que "excluído esse facto, a redução da dívida rondaria os 30%" deve ler-se "excluído esse facto, a redução dos prejuízos rondaria os 30%")

Ver comentários
Saber mais CP CP Carga Governo economia negócios e finanças economia (geral) transportes comboios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio