Notícia
CP pode gastar até 3,5 milhões para alugar mais comboios a Espanha
"Daqui a três ou mais anos temos comboios" novos, disse Carlos Nogueira, presidente da CP.
A CP - Comboios de Portugal poderá gastar até 3,5 milhões de euros nos novos alugueres de seis a 10 comboios à operadora espanhola Renfe, a quem é pago actualmente sete milhões de euros por ano por 20 composições.
Após uma visita às oficinas de Campolide, em Lisboa, Carlos Nogueira, presidente da CP, recordou que a transportadora paga actualmente sete milhões por ano aos espanhóis por 20 unidades, alugadas ao preço de 350 mil euros cada.
Citando informações dadas pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, no local, Carlos Nogueira indicava a base de preços para o "reforço do aluguer entre seis e 10 composições" e tendo em conta os atuais 350 mil euros por unidade "durante o tempo que for necessário para as novas composições, no âmbito do concurso internacional que irá ser aberto".
Assim, e mantendo-se estes valores, o aluguer de um máximo de 10 comboios poderá totalizar 3,5 milhões de euros.
O presidente da CP comentou ainda a necessidade de cumprir aspectos burocráticos dos processos, assim como a "carteira muito robusta" de encomendas dos fabricantes de comboios, pelo que a "CP vai entrar na fila". "Daqui a três ou mais anos temos comboios [novos]", acrescentou.
Durante esse período "importa reforçar o aluguer, que tem de ser com Espanha, que tem bitola [distância entre carris] ibérica" e é o único país que disponibiliza comboios a 'diesel', já que "cerca de um terço da infra-estrutura" portuguesa está por electrificar, referiu ainda.
O responsável sublinhou a importância de reforçar a componente da manutenção e reparação dada a vetustez do material circulante".
"Temos material diesel, temos composições a fazer serviço com 62 anos e temos o nosso diesel restante com 50 e poucos anos. É muito tempo e exige uma manutenção permanente e contínua", notou ainda o responsável, afirmando que os "problemas não são de hoje".