Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Comércio mundial está sob pressão

A guerra ameaça uma nova subida dos fretes marítimos. O aumento dos preços dos combustíveis provocado pela invasão russa da Ucrânia vai pôr em causa a estabilização, conseguida no final do ano passado, dos custos deste transporte. Os transitários preparam-se para subidas já em abril.
Maria João Babo 26 de Março de 2022 às 15:00

Há um ano o porta-contentores Ever Given encalhava no canal do Suez, bloqueando a circulação marítima numa das rotas mais utilizadas do mundo. Eram 5h40 da manhã de 23 de março quando o navio com 400 metros de comprimento e 59 de largura deixou em suspenso 12% do comércio mundial. De acordo com estimativas da Associated Press, o bloqueio do Suez, que durou quase uma semana, provocou perdas diárias de cerca de nove mil milhões de dólares (7,6 mil milhões de euros).


O acidente com o porta-contentores da transportadora Evergreen, que originou, durante seis dias, a interrupção do tráfego numa das mais importantes ligações marítimas entre a Ásia e a Europa, veio criar mais pressão nas cadeias de abastecimento, já então fragilizadas por causa da pandemia. O congestionamento dos portos, a disrupção do mercado de contentores e a escalada do preço dos fretes agravaram-se nos meses que se seguiram.


O aumento dos custos do transporte marítimo, que teve origem na pandemia, só conheceu alguma estabilidade no final do ano passado, mas agora a guerra na Ucrânia ameaça nova subida.

Ver comentários
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio