Notícia
Citibank escolhido para assessorar privatização da TAP
Operação deverá arrancar após a discussão do Orçamento do Estado para 2025.
O banco de investimento norte-americano Citibank deverá ser a entidade financeira escolhida para a assessoria à operação de privatização da TAP, escreve nesta sexta-feira o Diário de Notícias.
Segundo o jornal, esta escolha para a assessoria financeira prende-se com a necessidade de ter o apoio de uma entidade internacional para aquele que será o maior negócio em Portugal dos últimos anos, sendo que terá pesado na escolha também o facto de se tratar de uma entidade dos Estados Unidos, sendo que nenhum dos três principais interessados na TAP - Lufthansa, IAG e Air France - é norte-americano, procurando evitar-se assim potenciais dúvidas e conflitos de interesse.
O Diário de Notícias escreve também que a operação, conduzida pela Parpública, só deverá arrancar após a discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2025, e que esta apenas avançará se o Partido Socialista estiver de acordo com a venda.
A operação irá incidir sobre uma participação inferior a 50% do capital da TAP, diz ainda o jornal, sendo que o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, tem mantido uma posição contra a venda da maioria do capital da transportadora, não se opondo à entrada de privados.