Notícia
Carris vai investir 80 milhões até 2019
A maior parte da verba será aplicada na renovação da frota, que passa a servir também as redes de bairro que serão criadas.
O presidente da Carris, Tiago Farias (na foto), anunciou esta quarta feira, 10 de Maio, que a empresa que em Fevereiro passou para a Câmara de Lisboa, vai investir entre 2017 e 2019 um total de 80 milhões de euros, dos quais cerca de 61 milhões na renovação da frota.
Na apresentação do orçamento para 2017 e do plano estratégico até 2019, o responsável salientou as acções que tem previsto desenvolver no triénio.
Entre elas destacou a aquisição de 250 novos autocarros maioritariamente movidos a energias alternativas, a contratação de 200 novos motoristas e a implementação das redes de bairro.
No total, a Carris vai criar 21 novas linhas de bairro cobrindo todas as freguesias, quatro das quais - em Marvila, Olivais, Parque das Nações e Santa Clara - avançam em Julho.
Nas 12 acções que vão ser implementadas está ainda previsto a expansão da rede de eléctricos com o alargamento do 15 a Santa Apolónia/terminal de cruzeiros.
A Carris tem ainda prevista a implementação de linhas "bus" de alto desempenho e o projecto "Park & Bus" com a EMEL.
A adopção de tarifários especiais na adesão ao sistema público de bicicletas partilhadas para utentes da carris e a instalação de wi-fi gratuito, já a ser testado na linha 15, são outras das medidas previstas.
Tiago Farias sublinhou na conferência de imprensa que é com estas medidas que a empresa quer parar o declínio e recuperar a oferta.
Segundo disse, entre 2011 e 2016 a empresa perdeu 40 milhões de passageiros por ano, 650 colaboradores e 50 autocarros.
(notícia actualizada às 12:34)