Mais de mil voos da companhia aérea British Airways foram cancelados este sábado, 27 de Maio, devido a uma falha informática que está a perturbar a sua operação a nível mundial.
Em Faro e Lisboa, de acordo com a Lusa, foram cancelados pelo menos seis voos.
Os cancelamentos - que chegam em cima de um fim-de-semana prolongado no país - ocorreram depois da falha informática ter afectado o sistema de reservas, gestão de bagagem, aplicações móveis e balcões de check-in. O CEO da empresa, Alex Cruz, esclareceu que o problema se ficou a dever a uma falha eléctrica.
Inicialmente, apontava-se para que a interrupção do serviço durasse até às 18:00. Mas num comunicado mais recente, a operadora estendeu o cancelamento até ao final do dia. E a companhia não exclui que as perturbações se arrastem para domingo.
Quem tinha voo marcado poderá ser reembolsado ou marcar a viagem para outra data. Para evitar que se agrave o congestionamento criado nos seus terminais nestes aeroportos, a empresa pediu aos clientes que não se desloquem para lá.
A falha informática, segundo o The Guardian, está a afectar o processamento de passageiros, gerando longas filas. Os que chegam aos aeroportos, vindos dos EUA e de outros países europeus, são obrigados a permanecer várias horas dentro dos aviões.
Um porta-voz da empresa garantiu que a companhia está a fazer tudo para resolver a situação o mais depressa possível.
Neste momento, de acordo com a BBC, não há indícios de que se possa tratar de um problema com origem num ciberataque, como o que afectou serviços de saúde no Reino Unido a 12 de Maio e abrangeu mais de 150 países.
O sindicato GMB aponta como causa do problema a transferência pela companhia de centenas de postos de trabalho na área tecnológica para a Índia no ano passado.
(Notícia actualizada às 21:10 com mais informação)