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Barraqueiro ganha Metro do Porto com proposta de 204,3 milhões
A proposta do grupo Barraqueiro para a operação e manutenção do Metro do Porto entre 2018 e 2025 é 7,5% inferior ao preço de referência do concurso. O agrupamento da Mota-Engil ficou em segundo lugar, com uma diferença de 297 mil euros para o vencedor.
O conselho de administração da Metro do Porto anunciou esta quarta-feira que o vencedor do concurso público para a subconcessão da operação e manutenção da rede pelo prazo de sete anos (2018-2025) é a Barraqueiro SGPS, que apresentou a proposta com o mais baixo valor, de 204,3 milhões de euros.
O preço era o único critério de selecção, tendo o grupo Barraqueiro oferecido 204,339 milhões, um valor 7,5% inferior ao preço de referência fixado para o concurso, que era de 221 milhões de euros.
Em terceiro ficou a Corporacion Española de Transportes (do grupo Avanza), que propôs 206,387 milhões de euros, seguindo-se a Transdev Mobilidade, que avançava com 212,175 milhões.
A DST e a Neopul, embora tenham formalmente concorrido, apresentaram declarações de não apresentação de proposta.
Este concurso, realizado em regime de parceria público-privada, compreende toda a operação regular do metro – área onde se inclui segurança e apoio aos clientes -, bem com as grandes revisões da frota de material circulante, as grandes manutenções de sistemas técnicos e do sistema de bilhética entre Abril de 2018 e Março de 2025.
A rede do Metro do Porto é composta por seis linhas e 82 estações, servindo sete concelhos da Área Metropolitana do Porto e movimentando perto de 60 milhões de clientes por ano.