Notícia
Administração da Carris e Metro anula contratos com Avanza
O novo conselho de administração da Carris e do Metro de Lisboa decidiu esta sexta-feira proceder à anulação administrativa dos contratos de subconcessão assinados com a Avanza.
O conselho de administração da Carris, Metro de Lisboa e Transtejo, que passou este mês a ser liderado por Tiago Farias, decidiu esta sexta-feira proceder à anulação administrativa dos contratos de subconcessão assinados no ano passado com o grupo Avanza, adiantou ao Negócios fonte próxima do processo.
A decisão da nova administração da Carris e do Metro foi tomada depois da análise dos contratos celebrados, tendo já seguido a notificação para a empresa detida pelo grupo mexicano ADO que ganhou as duas subconcessões de Lisboa.
A Avanza tem agora um prazo para se pronunciar sobre a decisão da administração das duas empresas de transporte público da capital.
O Governo de António Costa assumiu desde o primeiro momento a decisão de reverter os processos de subconcessão dos transportes de Lisboa e Porto.
O grupo mexicano tem contestado a decisão e já ameaçou levar o processo para tribunal arbitral internacional, por considerar que está em um investimento ao abrigo do Acordo para a Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos, assinado entre Portugal e México.
Essa interpretação foi já recusada pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.