Notícia
TAP vai ser assessorada pela consultora americana Evercore na privatização
A consultora americana especializada em operações de banca de investimento, Evercore, está a assessorar a TAP no processo de privatização e na emissão de dívida que vence este ano e em 2024 e que, no total, ascende a 700 milhões de euros.
A consultora americana especializada em operações de banca de investimento, Evercore, está a assessorar a TAP no processo de privatização e na emissão de dívida que vence este ano.
Segundo o Jornal Económico, esta é a empresa a que se referia o primeiro-ministro, António Costa, no debate parlamentar da passada quarta-feira, quando revelou que a TAP contratou uma consultora que já auscultou o mercado para encontrar "potenciais interessados" para a privatização, que vai ocorrer durante este ano.
Mas continua por definir se a empresa vai ser vendida na totalidade ou se o Estado vai manter alguma participação no capital social.
O jornal semanário escreve ainda que a Evercore está também a trabalhar com a companhia na preparação de uma nova emissão de dívida, para reembolsar uma parte de dívida colocada no retalho que vence em junho deste ano.
Em agosto de 2022, o administrador financeiro da TAP, Gonçalo Pires, tinha dito que a companhia iria ao mercado até junho para financiar dívida privada que vence em 2023 e 2024 e que ascende a um total de 700 milhões. Em causa estão as obrigações emitidas pelas companhia em 2019.
Fontes do mercado dizem ao JE que a Evercore já convidou grandes bancos e fundos internacionais para participarem na operação de emissão de dívida.