Notícia
BCE espera que planos de Trump para criptomoedas acelerem o euro digital
BCE considera que os planos de Trump para apoiar criptoativos indexados ao dólar ameaçam desviar depósitos de bancos europeus. Euro digital deve avançar mais depressa, sustenta um membro do Conselho do BCE.
O Banco Central Europeu (BCE) espera que o plano de Donald Trump para apoiar as criptomoedas indexadas ao dólar americano acelere o apoio e o processo legislativo sobre o euro digital, diz a Reuters.
Em declarações à agência de notícias, Piero Cipollone, membro do Conselho do BCE, disse que a iniciativa de Trump torna o projeto europeu mais urgente.
O responsável considera que o desenvolvimento de "stablecoins" americanas - criptomoedas indexadas ao dólar - como meio de pagamento é "preocupante" porque ameaça desviar os depósitos dos bancos europeus.
O BCE apresentou a sua moeda digital, o euro digital, que consiste numa carteira digital garantida pelo banco central – como meio de pagamento que não depende dos fornecedores americanos como a Visa ou a PayPal.
O euro digital é apresentado no 'site do BCE" como "um meio de pagamento eletrónico acessível a todos gratuitamente" e usado em qualquer país da moeda única, com "segurança e privacidade".
A proposta foi assumida pela Comissão Europeia em Junho de 2023 mas, segundo explica a agência de notícias, foi recebida com algum ceticismo por advogados e por banqueiros, não tendo avançado.
"O mundo político está ficar mais atento isto" e "é possível que se assista a uma aceleração no processo", disse Piero Cipollone, numa entrevista à Reuters, esta quarta-feira.
Ao ter proibido, na semana passada, o desenvolvimento do dólar digital, Trump acabou por impulsionar algumas "stablecoins".