Notícia
TAP em 29º lugar entre 109 companhias aéreas no ranking da AirHelp
A companhia aérea portuguesa aumentou a sua classificação no que toca à pontualidade, mas a pontuação na gestão de reclamações diminuiu. Pela primeira vez desde 2016 o ranking não é liderado pela Qatar Airways.
A TAP subiu dois lugares para 29º no ranking elaborado pela AirHelp que avalia o processamento de reclamações, a pontualidade e a qualidade do serviço de 109 companhias aéreas a nível mundial.
De acordo com a lista deste ano, divulgada esta quarta-feira em comunicado pela organização especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, a companhia aérea portuguesa alcançou uma pontuação global de 6,97 (em 10) com o ponderador mais baixo a ser a pontualidade dos voos (5,9).
No processamento de reclamações a TAP teve uma pontuação de 7 e na qualidade do serviço de 8. Estes valores representam uma subida de dois lugares face a 2023 quando a companhia aérea liderada por Luís Rodrigues se posicionou no 31º lugar do ranking.
"É de referir ainda que, em 2024, a TAP aumentou a sua pontuação no que à pontualidade e qualidade de serviço diz respeito. No entanto, na gestão de reclamações, a companhia aérea viu a sua pontuação diminuir", sublinha a AirHelp.
Pela primeira vez desde 2016, a Qatar Airways não lidera este ranking, embora se mantenha no pódio. A lista é encabeçada pela Brussels Airlines.
A companhia aérea belga subiu 11 lugares em relação ao ano passado, impulsionada "pela uma pontuação de 8,12, obtida com base em 7,8 para a pontualidade, 7,9 para a experiência do utilizador e 8,7 para o tratamento das reclamações".
O segundo lugar é agora ocupado pela Qatar Airways. "A companhia aérea desceu de uma pontuação de 8,38, que recebeu no ano passado, para 8,11, o que a levou a deixar o primeiro lugar".
A transportadora americana United Airlines encerra o pódio com uma classificação global de 8,04.
A AirHelp detalha ainda que em termos de ponderadores usados para obter a classificação global, a companhia aérea com a melhor pontuação de pontualidade é a Oman Air (em 19º lugar), enquanto a companhia aérea menos pontual da lista é a Tunisair (em 109º lugar).
Em termos de qualidade do serviço, os passageiros da Emirates são os mais satisfeitos, apesar desta companhia aérea ocupar o 55º lugar na classificação. Já a Tunisair é, mais uma vez, apontada como a pior das companhias aéreas incluídas neste tópico.
Por fim, "no que respeita à gestão de reclamações, a melhor companhia aérea é a Air Serbia (10º lugar")".