Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sindicatos convocam greve de três dias em agosto nos aeroportos nacionais

O SINTAC e o SQAC avançaram com um aviso prévio de greve em todos os aeroportos nacionais a partir das 00h00 de 19 de agosto até às 24h00 do dia 21. Os sindicatos reclamam que a Vinci reponha todas contribuições para o Fundo de Pensões, aumente salários e contrate recursos humanos em falta.

A situação dos voos cancelados no aeroporto de Lisboa agudizou-se depois do fecho temporário da pista por causa de um incidente com um jato privado.
Mário Cruz/Lusa
01 de Agosto de 2022 às 11:27
  • 12
  • ...

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) e o Sindicato dos Quadros da Aviação Comercial (SQAC) avançaram esta segunda-feira com um pré-aviso de greve nos dez aeroportos portugueses concessionados à ANA, detida pela francesa Vinci, que vigorará das 00h00 do dia 19 de agosto até às 24h00 do dia 21 de agosto.

Em comunicado, os sindicatos referem que "em causa está, entre outros, a reivindicação do levantamento da suspensão das contribuições para o fundo de pensões e a contratação de mais recursos humanos para operações aeroportuárias, supervisores de operações de socorro e técnicos de manutenção nos vários aeroportos nacionais".

As duas estruturas sindicais  referem que "após várias tentativas, ao longo dos últimos anos, de evitar com que uma greve fosse adiante", vêm agora, "através do presente aviso prévio, reivindicar que a ANA/VIinci reponha todas contribuições – até então suspensas - para o fundo de pensões dos seus trabalhadores".

Exigem ainda que a empresa "deixe de tentar destruir os direitos obtidos ao longo de décadas pelos trabalhadores da ANA, através das suas propostas de novo Acordo de Empresa (AE) ou, em última análise, mantenha o AE de 2015 com as respetivas melhorias".

Querem ainda que a ANA aumente o salário dos seus trabalhadores, "tendo em conta os seus resultados e a inflação" e que "tome medidas urgentes no sentido de contratar os recursos humanos em falta e repor os mínimos necessários à salvaguarda da segurança aeroportuária e à segurança no trabalho".

Ver comentários
Saber mais Vinci SQAC SINTAC transportes aviação greve ANA aeroportos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio