Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Não me recordo se falei ou não do SIS à senhora ministra da Justiça”

João Galamba diz agora que quando contactou a ministra da Justiça só falou da intervenção da PSP. Diz que não se recorda se falou com a ministra da Justiça do SIS. O ministro das Infraestruturas, que já tinha falado de contactos com o gabinete do primeiro-ministro e com a ministra da Justiça, revela ainda que também ligou ao ministro da Administração Interna.

Tiago Sousa Dias
  • 9
  • ...
O ministro das Infraestruturas diz que não se recorda de ter falado com a ministra da Justiça sobre a intervenção do SIS no caso da recuperação do computador do ex-adjunto.

Aos deputados, João Galamba disse esta quinta-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito que o contacto com o SIS partiu da sua chefe de gabinete, que esta quarta-feira indicou o mesmo.

Na conferência de imprensa que deu para esclarecer o caso, dois dias antes de ter apresentado a sua demissão (que não foi aceite pelo primeiro-ministro), João Galamba tinha dado a entender que teria articulado a intervenção do SIS com o gabinete de primeiro-ministro e com a ministra da Justiça.

Na conferência de imprensa de 29 de abril, o ministro deu a entender que a decisão de envolver o SIS foi coordenada com o gabinete do primeiro-ministro e com a ministra da Justiça. 

"Eu não estava no ministério quando aconteceu a agressão à minha chefe de gabinete e à minha adjunta. Liguei imediatamente ao senhor primeiro-ministro. O senhor ministro estava, penso que a conduzir, e não atendeu. Liguei ao secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro a quem reportei este facto. Julgo que estava ao lado do secretário de estado, também junto do primeiro-ministro, da Modernização Administrativa", relatou. Nesse telefonema, foi-lhe dito que "devia falar com a ministra da Justiça", o que garantiu ter feito.

"Reportei o facto e disseram-me que o meu gabinete devia comunicar estes factos àquelas duas autoridades, coisa que fizemos", explicou, referindo-se ao SIS e à Polícia Judiciária.


Contudo, a ministra da Justiça esclareceu ontem que apenas falou com o ministro das Infraestruturas sobre o envolvimento da PJ, numa declaração interpretada como sendo contraditória entre os dois membros do Governo.

"Não me recordo se falei do SIS ou não à senhora ministra da Justiça", disse esta quinta-feira João Galamba, que está a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito.

Mais um ministro contactado

João Galamba revelou ainda que também falou nessa noite com o ministro da Administração Interna. "Liguei ao MAI porque queria relatar esse facto à PSP", o que terá feito através do diretor nacional.

Questionado, horas depois, sobre porque é que omitiu este contacto na conferência de imprensa de 29 de abril, respondeu que esta aconteceu "no calor dos acontecimentos".

"Aquela conferência de imprensa foi feita no calor dos acontecimentos e há coisas que podiam ter sido melhor ditas. As pessoas cometem erros, nem tudo é perfeito", disse.

Notícia atualizada com mais informação às 22:06
Ver comentários
Saber mais João galamba SIS ministra da justiça CPI TAP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio