Notícia
Lufthansa vende 3% de Amadeus por 388 milhões
A transportadora aérea alemã detinha 4% da empresa de tecnologia que suporta o negócio das agências de viagens.
A Lufthansa alienou 3% da Amadeus, através de uma venda rápida, ficando apenas com 1% do capital deste GDS (Global Distribution System), o que lhe permitiu um encaixe de 388 milhões de euros, segundo o comunicado enviado pela Amadeus à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV).
A Lufthansa vendeu um total de 13,4 milhões de acções da Amadeus a 28,80 euros cada. A Lufthansa era o segundo maior accionista da empresa, atrás da Air France, que controla 4% deste fornecedor tecnológico.
A operação, que contou com a participação do Barclays Bank PLC e da Goldman Sachs International, estava direccionada a investidores qualificados nacionais e internacionais, noticiou o Cinco Días.
A Air France Finance, braço financeiro da transportadora aérea, controlava 4,4% da Amadeus, sendo o principal accionista. E em Setembro, o grupo vendeu 1% da empresa de tecnologia por 125,32 milhões de euros.
Este desinvestimento surgiu após a informação de que a Iberia iria sair da estrutura accionista em Julho último.
A Iberia vendeu os 7,49% que detinha ao fundo Nomura International por um valor que chegou aos 578 milhões de euros.
Entre os accionistas da Amadeus permanecem o GIC Private Limited, braço financeiro do Governo de Singapurar (0,51%), os norte-americanos BlackRock (5,21% de voto indirecto) e a Invesco (1,25% de voto indirecto).