Notícia
Iberia prepara plano para 1.000 rescisões voluntárias
No processo mais recente de saídas, deixaram a empresa 244 pilotos e 1.183 trabalhadores entre o pessoal de terra.
A companhia aérea espanhola Iberia, detida pela IAG que é também dona da British Airways, está a preparar um novo plano de rescisões, depois de ter concluído recentemente a saída de mais de 1.400 trabalhadores.
Segundo o jornal Expansión, o objectivo da empresa passa por propor a saída voluntária a mil colaboradores. O anúncio foi feito esta sexta-feira, 29 de Julho, pelo presidente da companhia, Luis Gallego, durante a apresentação dos resultados do grupo. Gallego explicou a necessidade de redução de efectivos com o baixo nível de receitas, sobretudo na América Latina.
A companhia ainda não iniciou a negociação com os sindicatos, mas o novo expediente de regulação de emprego (ERE) "deverá afectar cerca de 1.000 pessoas". A redução deverá ser transversal a todas as unidades da companhia, embora o responsável especifique que a reestruturação "mais profunda" deverá ocorrer nas áreas da manutenção e nos escritórios centrais.
No processo mais recente de saídas, deixaram a empresa 244 pilotos e 1.183 trabalhadores entre o pessoal de terra.
A Iberia terminou os primeiros seis meses do ano com prejuízos de seis milhões de euros - um terço dos registados em igual período do ano passado -, enquanto o grupo IAG teve receitas de 10,78 mil milhões de euros e lucros de 554 milhões, um aumento de 66,9% em face ao homólogo de 2015.