Notícia
Governo quer iniciar "com a maior brevidade possível" construção do novo aeroporto
O programa de Governo diz que uma decisão sobre o futuro aeroporto de Lisboa será tomada "rapidamente" de forma a que a sua construção e de infraestruturas como a alta velocidade tenha início "com a maior brevidade".
O programa de Governo entregue esta quarta-feira na Assembleia da República prevê uma decisão sobre a construção do novo aeroporto "rapidamente", ainda que o documento não aponte qualquer prazo.
O Executivo de Luís Montenegro refere a intenção de "concluir o processo de escolha do novo aeroporto de Lisboa e iniciar com a maior brevidade possível a sua construção", assim como "de outras infraestruturas indispensáveis, nomeadamente a ferrovia e o TGV (alta velocidade)".
Questionado no final da reunião do Conselho de Ministros, onde o programa foi aprovado, sobre o calendário da decisão, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse não pretender "acrescentar nada mais neste momento".
Relativamente aos setores da aviação e aeroportuário, o Governo afirma que "têm sido dominados na última década por decisões e indecisões paralisantes", salientando "a falta de capacidade do Aeroporto Humberto Delgado e o adiamento da escolha da melhor opção de expansão, bem como o atribulado processo de nacionalização da TAP, que deixa a companhia numa encruzilhada quanto ao futuro".
Entre as medidas para esta área fala ainda "em melhorar as condições de processamento de carga e passageiros nos aeroportos nacionais" a "atrair transporte aéreo regular e diversificado nos aeroportos nacionais".