Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galamba: "Governo está a cumprir escrupulosamente acordo com o PSD" sobre novo aeroporto

O ministro das Infraestrutura garantiu que o Governo está a cumprir os prazos e termos acordados com o partido da oposição que ameaçou romper o acordo. 

Mariline Alves
19 de Outubro de 2023 às 20:34
  • ...

O ministro das Infraestruturas assegurou que o processo de escolha para o novo aeroporto de Lisboa está a decorrer dentro dos termos acordados com o PSD.


"O processo está a decorrer nos termos previstos de uma resolução do Conselho de Ministros e de um modo acordado com o principal partido da oposição" e "está dentro dos prazos previstos", garantiu João Galamba, que está a ser ouvido na Assembleia da República, por requerimento de caráter urgente do PCP.


Em resposta a perguntas do deputado do Chega, Filipe Melo, sobre se mantinha a confiança na Comissão Técnica Independente, liderada por Rosário Partidário, o ministro respondeu: "O Governo criou por RCM [Resolução do Conselho de Ministros] uma CTI, cujos membros não foram escolhidos por si, mas o modo de seleção desses membros foi acordado com o principal partido da oposição", sublinhou, acrescentando ainda que, nesse seguimento, o Governo está "a cumprir escrupulosamente com o que acordou", sublinhou João Galamba.


O tema do novo aeroporto de Lisboa tem sido um dos principais pontos de fricção entre o PSD e o PS. Em causa estão as declarações do presidente social-democrata, Luís Montenegro, que avisou que poderia romper o acordo sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa se o relatório elaborado pela Comissão Técnica Independente (CTI) não for "100% independente".

Nos últimos meses, têm sido várias as vozes a questionar a independência de alguns membros da CTI, incluindo a de Rosário Partidário, acusando-os de terem sido defensores da solução Alcochete no passado.

Na semana passada, em entrevista à TVI/CNN, Montenegro foi questionado se o PSD vai respeitar o acordo assumido com o PS, em setembro de 2022, sobre a escolha para a localização do novo aeroporto de Lisboa – na sequência do episódio da desautorização de Pedro Nuno Santos por António Costa. O líder dos sociais-democratas referiu que o PSD impôs condições ao Governo, entre as quais que as obras na Portela "fossem realizadas de imediato", salientando que o acordo foi assumido há um ano e as obras "ainda não começaram".

Além disso, afirmou que o acordo previa que a CTI fosse composta por académicos que "não tivessem opinado sobre o assunto anteriormente". "Não quero duvidar da independência das pessoas, mas duvidei e alertei o primeiro-ministro para isso quando vi a coordenadora da CTI dizer que ia decidir onde é que ia ficar o novo aeroporto", referiu. O "que se pede aos técnicos é que digam quais são as vantagens e desvantagens de cada localização", sublinhou. E deixou o aviso: "Isto ou é 100% técnico e 100% rigoroso, ou então não contam sequer com o PSD para coisa nenhuma", vincou o líder social-democrata.

Hoje, João Galamba aproveitou para esclarecer que não é a  CTI que vai escolher a localização, essa decisão é do Governo. O papel do grupo coordenado por Maria Rosário Partidário é avaliar as opções que constam da resolução do Conselho de Ministros, servindo de apoio para a futura decisão política.

Atualmente, as localizações em estudo pela CTI são Alcochete, Montijo, Santarém, Pegões, Rio Frio e Poceirão. 


A lista das opções que passam às fases seguintes incluem as cinco iniciais que constam da resolução de conselho de ministros: Humberto Delgado + Montijo; Montijo+Humberto Delgado; Campo de Tiro de Alcochete; Humberto Delgado+Santarém e Santarém.


E adiciona mais quatro: Pegões; Humberto Delgado+Pegões e Rio Frio+Poceirão e Humberto Delgado + Alcochete. A última opção foi introduzida pela CTI, as outras três foram adicionadas no âmbito da consulta pública.

Ver comentários
Saber mais João Galamba aeroporto PSD acordo comissão técnica independente
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio